Na segunda-feira passada completou-se um ano desde que o falecido Geocities foi encerrado pelo Yahoo. Na época, um grupo chamado Archive Team anunciou que iria tentar salvar as páginas do site nos servidores próprios. A equipe fez uma espécie de Googlebot e começou a capturar toda a sorte de imagens estáticas, gifs animados e códigos toscos de HTML que inundavam o serviço de hospedagem gratuito. E agora eles anunciaram o que pretendem fazer.

De acordo com Jason Scott, líder do grupo, todos os arquivos capturados serão comprimidos e liberados em um arquivo torrent ainda essa semana. No total são pouco menos de 900 GB de dados salvos nos servidores do Archive Team. E esse é apenas a estimativa do conteúdo depois de comprimido. Eles não conseguiram salvar tudo que estava no ar, mas Scott afirma que em um certo momento da captura de dados nos servidores do Geocities, a banda de tráfego utilizada por eles chegou a 100 megabits por segundo.

Então se você sente saudade da nostálgica internet de 1999 com seus códigos em tables, avisos animados de ‘página em construção’ e arquivos mid tocando ao fundo automaticamente, siga o conselho do Archive Team e comece a abrir espaço no seu HD. Mais especificamente 900 GB.

Com informações: ASCII. Dica do @aerogabriel no Twitter. Valeu, Gabriel!

Atualização às 17:25 do dia 1/nov | E o torrent foi liberado!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Eu usei e era muito bom na época, bem melhor que "Tripod" e similares =)
Marcelo
[3] E eu tambem colocava uma musiquinha .mid em loop no fundo da pagina :)
Rafael
Aff. Você que salvasse antes de encerrarem. Foi avisado com antecedência!
Hernani
Eu não usei o Geocities :(
Bruno Gall
Verdade, eu perdi umas coisinhas lá =P
Marcell Almeida
Bah, pra que tudo isso? ahahha. Sério, quem deveria fazer esse backup e disponibilizar era a Yahoo.
kylefurtado
[2]
bawlaw
"it was at one point the 3rd most-browsed site on the World Wide Web."
@AntonioVeras
Lixo virtual? Brincadeira. Já fiz muita página assim. Eu e meu velho bloco de notas.
@pankwood
900Gb ? Humm, vou continuar na saudade. Eu tinha uns arquivos lá no Geocities e fiquei com preguiça de recupera-los. Se a Archive Team disponibiliza-se uma forma de baixar o conteudo por usuário, ai daria para pensar, mas 900Gb? Deixa pra lá né.
@tduarte
Isso mostra como todos nós estavamos bem seguros naquela época! hhahaha Mas deixa eu ver se entendi, esse processo só funcionou porque são páginas estaticas correto? Não foi necessário "invadir" os servidores do Yahoo, certo?