Início » Aplicativos e Software » Fedora 14 é lançado

Fedora 14 é lançado

Avatar Por

Uma das distros mais tradicionais (se considerarmos o Fedora como uma evolução do Red Hat) acaba de receber uma atualização de peso. A versão final do Fedora 14, codinome “Laughlin” (em homenagem ao físico Robert B. Laughlin), foi lançada ontem na segunda-feira passada (2) e conta com uma série de novidades interessantes.

Além das atualizações nos softwares incluídos nas distros e mudanças visuais, a nova versão do Fedora traz algumas modificações que podem chamar a atenção daqueles que até hoje só ouviram falar do Debian/Ubuntu, como:

  • Leitura e escrita de arquivos JPEG mais rápida, graças à libjpeg-turbo;
  • Modificações feitas pela comunidade MeeGo para “trazer um melhor resultado em netbooks e dispositivos pequenos;
  • SPICE, um protocolo de criação de desktops virtualizados;
  • Um preview do GNOME Shell, a nova interface de usuário do GNOME 3.

Mais informações sobre as novidades do Fedora podem ser vistas na nota oficial de lançamento e o download pode ser feito direto da página do projeto. Se você até hoje só experimentou o Ubuntu, pode ser interessante conhecer uma nova distro. O Fedora está amadurecido o bastante para agradar os usuários e desenvolvedores mais experientes. Como sempre, teste em um ambiente que não seja de produção ou em uma máquina virtual. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renyer
“Fedora = Versão beta do RedHat com outro nome” E? O Red Hat vem do fedora e não o contrário. Então eu não preciso falar mais nada. Red Hat (a empresa) é séria, não vai tornar o Fedora uma bagunça e isso está longe de estar acontecendo ou acontecer.
Renyer
É uma excelente distribuição, com a Red Hat por trás. Conta com pacotes muito novos e mesmo assim conta com uma grande estabilidade. Não adianta querer comparar com o Ubuntu, o Fedora não foca o usuário iniciante mas não quer dizer que é difícil de usar, muito pelo contrário. Enfim, não precisa instalar, se quiser experimentar, é só baixar o Live CD.
kylefurtado
Somos dois, só que não tenho coragem de usar.
@JoaoPedroSachet
Minha opinião: Fedora = Versão beta do RedHat com outro nome :P Ainda continuo com o [lindo] do ArchLinux e o openSUSE para o pessoal mais sem experiência.
Hernani
Uma das poucas distros que nunca utilizei, alguém poderia me dar uma opinião de como se porta essa distro
Fredson Sousa
Do jeito que você escreveu ficou parecendo que o Red Hat é um sistema ultrapassado, eu considero o Fedora um Red Hat open source para Desktop.
Renyer
Eu acho a interface do Fedora simples e bonita.
Bruno Gall
Só porque minha mãe proibiu de usar Linux no PC dela, e to sem o meu PC
JoseRenan
achei uma distro muito... crua, experimentei a versão 12, mas não senti atração nenhuma..
Paulo Graveheart
Eu mandei ontem pra aprovação, não sei de nada, já tava assim quando cheguei. :P
Alisson melo
Eu até tinha testado o fedora algumas vezes, mas por ser muito parecido com o Ubuntu, no caso, por causa do Gnome, claro, decidi não continuar usando. (É uma boa distro). =)
Raphael Oliveira
De nada! Acontece... Já cometi erros muito mais grotescos! :)
Rafael Silva
Opa, obrigado por notar. O texto foi corrigido! :)
Raphael Oliveira
Na verdade o Fedora 14 foi lançado dia 02/11 e não "ontem" (03/11), isso é claro, a menos que o autor tenha confeccionado o texto ontem (03/11) e tenha publicado hoje. Caso tenha sido isso, seria interessante corrigir. Mas sobre o Fedora, acho que deveriam ser feitas alterações mais "visíveis" no sistema. Devemos também levar em consideração que o Fedora é a segunda distribuição mais usada no mundo Linux e deveria levar o chamado "tapa no visual" o quanto antes. Já está há muito tempo com a mesma aparência. Só mudam os Wallpapers basicamente. Deveria ser implementada uma personalização do Gnome, como é feito no Ubuntu. Isso serviria para criar uma identidade mais forte para a distro. Converso com algumas pessoas do meio da informática, tanto profissionais quanto os mais leigos e do muito que já tenho ouvido e lido a conclusão que eu tenho sobre sistemas operacionais atualmente é: Um sistema operacional, independentemente do núcleo que usa, deve apresentar uma interface simples e bonita. É isso que atrai as pessoas. O visual não é o mais importante, mas conta muito.
@skiter11
Legal, tava com vontade de experimentar alguma outra distro. Já sou usuário Ubuntu, tava pensando em testar o OpenSUSE ou o Fedora. Vamos ver como está essa nova versão do Fedora.