É junho. É tempo de Copa do Mundo. Já na semana que vem a seleção canarinho entra em campo para defender o verde e amarelo, mas muita gente não vai poder assistir aos jogos porque eles acontecem durante o horário comercial. Felizmente, alguns sites brasileiros farão uma cobertura extensiva da Copa do Mundo, inclusive com fotos e vídeo do que acontece na África do Sul.

Mas como fica com relação aos direitos de transmissão dos jogos?

Leia | Convocação da Seleção brasileira ao vivo

Transmissões acontecem ao vivo da África do Sul. (Reprodução)

A Copa do Mundo é um negócio multimilionário. No mundo inteiro, empresas de comunicação compram os direitos de explorar o evento somente em seu território. Com a internet, no entanto, surge a dúvida sobre como restringir o acesso de internautas que não estejam em território nacional. Ainda bem que, nessa Copa 2010, as coisas estão mais claras.

Eu conversei com Marcello Azambuja, responsável pelos vídeos da Globo.com, portal das Organizações Globo que abriga o GloboEsporte.com, maior site esportivo do país. De acordo com Azambuja, a restrição imposta pela FIFA se aplica apenas a territórios: “só podemos permitir acesso de usuários em território nacional”.

Com isso, somente pessoas acessando o GloboEsporte.com a partir do Brasil conseguem assistir a vídeos com os gols do momento e principais lances de partidas, além das transmissões ao vivo da África.

Para realizar o controle de acessos a partir de outros países, a Globo.com contratou uma empresa especializada nesse tipo de restrição.  Como todo internauta tem um IP, esse IP é verificado no banco de dados da empresa, para checar se é um acesso genuíno brasileiro. “Além disso, validamos o IP em uma lista de proxies conhecidos”.

Usando essa tecnologia, a mágica está feita. E somente pessoas no território nacional conseguem ver os vídeos da Copa, conforme a FIFA determina.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@gsromero
Até aí, nenhuma novidade na tecnologia. :P
Micael
Estamos todos cansados de ver como a Fifa não se entende com tecnologia, e a barreira geográfica na internet na minha opinião é uma bomba que pode explodir se não houver sabedoria. Um esquema P2P de transmissão seria muito mais eficiente, barato e quem sabe até uma oportunidade de exploração de mídia global. Os patrocinadores do evento já tem exposição mundial mesmo...
Micael
Originalmente os IPs brasileiros começavam sempre com 200. e 201. Com o crescimento da demanda houve a introdução do 189., mas agora nem imagino como esteja a distribuição. Mas mesmo assim estranhei a existência de uma empresa apenas para fazer listagem de IPs...
Marcelo Guerra
Que coisa mais sem noção. Pensem bem, se cada pais tem uma empresa transmitindo os jogos e as informações, porque bloquear que esses sites sejam vistos por outros paises???? Você estando na espanha, italia, usa, ou africa você terá acesso da mesma forma. Achei simplesmente idiota essa decisão. A internet é global e deve ter livre para qualquer site de onde você estiver. (china é um abuso só) Abraço
Hernani
Dinheiro manda, e o Brasil terá a próxima Copa aqui, não faz sentido bater o pé para FIFA, logo é mais fácil acatar essas condições impostas
himynameislima
Isso é verdade! E até melhor ver naqueles mp20 que vendem por aí, do que tentar ver na internet.
Thássius Veloso
Censurar? Acho que ainda não me fiz entender: cada país tem empresas de comunicação que publicam informações sobre a Copa.
Itarcio
Esse serviço do G1 é horrível, trava toda hora, provavelmente pela grande demanda. Desisti todas as vezes que tentei usar e procurei outras opções. Assistir tv na internet no Brasil ainda é utopia pra grande maioria de usuários.
antxnix
é uma porcaria isso sim.
Gilson
Derrota. Eu trabalho no Brasil em uma multinacional, só que meu proxy é americano. Não consigo assistir os vídeos, mesmo estando em território nacional.
himynameislima
Sim, temos que ver o outro lado. Mas eles gastam dinheiro, porque ganham MUITO DINHEIRO. Só em patrocínio cara, deve ser um absurdo de dinheiro que entra no bolso desses loco.
himynameislima
Ilegal pra eles, não pra mim! ;P
edilops
Eu acho justo. Se eu fosse dono de TV não queria que uma coisa pela qual eu paguei milhoes fosse dada de graçaem eu ganhar nada. Como usuario eu sou totalmente contra, mas entendo a razão disso
@thiagosantos_
A internet é livre, território de todos os povos! Já não basta a censura de informação na China, agora querem censurar o esporte tb! Sei que é meio maluquice, mas até que um boiquote ia doer no bolso.
Alexandre
globo e vc, nada a v
Exibir mais comentários