Início » Brasil » Confirmado: TIM modifica ajustes do Opera Mini

Confirmado: TIM modifica ajustes do Opera Mini

Avatar Por

Chegou aos meus ouvidos que o Opera Mini instalado em alguns celulares estava sofrendo modificações em favoritos de acesso rápido e links na sua interface que não haviam sido determinadas pelo usuários. O esquisito é que esse tipo de relato só era feito por clientes da TIM Brasil. Hoje o TB confirma: a TIM está realmente modificando os ajustes do navegador.

Não é nada ilícito, no entanto. A TIM Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou para mim que existe um acordo entre a TIM e a Opera Software, fabricante do navegador. Em jogo está a busca de uma “maior facilidade para a experiência de navegação para o usuário”, nas palavras da operadora. Mas no que consiste essa modificação?

Opera Mini em um Motorola Dext com links da TIM | Clique para ampliar

Quando um usuário normal baixa o Opera Mini para o seu celular, encontra atalhos rápidos no Speed Dial do navegador para My Opera, QYPE, Terra, Orkut, Globo e Mobile Apps. No caso dos clientes da TIM, depois de instalar o aplicativo, os links são para Orkut, Facebook, Twitter, Globo.com, UOL, Wikipedia e o site da TIM. Além disso, aparecem dois botões com links para “Atendimento TIM” e “Internet no cel”, que levam para páginas dentro do tim.com.br. Além disso, quando o Opera Mini é carregado, aparece a marca da TIM na tela de inicialização do navegador (veja imagem).

Se o Opera Mini possui alguns elementos dinâmicos que são definidos e configurados nos servidores da Opera (server-side, portanto), a TIM está tirando excelente proveito desses elementos. “Os elementos dinâmicos do aplicativo foram personalizados para permitir acesso rápido aos serviços de internet mais utilizados e demandados no Brasil, como sites de redes sociais e portais de notícias, e para os clientes terem acesso rápido às ofertas da operadora de acesso à internet no celular e ao atendimento web”, a empresa informou em comunicado.

No entanto, a TIM assegura que o favorito de acesso rápido ao site da operadora só aparece nos Operas Mini em que o usuário não escolheu manualmente todos os itens do Speed Dial. “A mudança foi apenas nos links dinâmicos, escolhidos pela Opera de acordo com suas parcerias comerciais”, de acordo com a empresa.

Clientes descontentes com a TIM não têm muito o que fazer, porém, visto que não existe forma de remover os links de “Atendimento TIM” e “Internet no cel” da página inicial do Speed Dial. Para apagar o favorito que leva para o site da operadora é fácil: basta pressionar (em aparelhos touch) o ícone do favorito até que as opções de Limpar e Editar apareçam. Escolha Limpar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@AndreLimaBH
...ah! e YAHOO pra fazer pesquisa???? Vao para os quintos, povo da TIM... Pelo menos a velocidade da conexao, mesmo a de 50cents eh boa... TYinah q ter algo bom, neh?
@AndreLimaBH
Brincadeira mesmo eh nao poder remover esse monte de lixo que a Tim nos obriga a consumir... Otimo nao ter opcao... me sinto em Cuba...
Eduardo
Tenho um Motorola DEFY que adquiri junto à Claro e resolvi usar o Opera Mini em conjunto com um chip da TIM, para aproveitar a promoção Infinity Web. Só que, para minha surpresa, o navegador agora tem a logomarca da TIM, além de todas as alterações mencionadas, e elas permanecem mesmo depois que eu voltei a usar um chip da Claro! E mesmo reinstalando ele pelo Market, as alterações da TIM permanecem. Buscando informações sobre essa situação encontrei esta postagem no Tecnoblog. Assim como outros comentaram, não acho que isso vá atrapalhar minha navegação. Só não acho correto a TIM fazer essas alterações sem antes avisar o cliente. Além do mais, acho que o logotipo da TIM e os links deveriam aparecer somente se eu entrasse na Internet usando o Infinity Web, e não alterar meu navegador permanentemente. Não vejo utilidade, por exemplo, em ter um link "Atendimento TIM" no Speed Dial enquanto estou navegando através do serviço da Claro. Embora esta situação seja fruto do acordo entre a Opera e a TIM, acredito que deveriam ter dado aos usuários a opção de ao menos usar seus navegadores sem as modificações da TIM enquanto não navegam usando os serviços dela.
Moroni
Rafael. Nem todos frequentam o fórum do ópera brasil aqui. Se voce vai começar uma campanha contra a redundância na internet, desista que nao vai das certo.
Rafael
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/08/26/tim-e-yahoo-fecham-acordo-para-buscas/
Rafael
Não estou falando de você, estou falando das pessoas que estão comentando as mesmas reclamações sem base aqui.
Rafael
Não tem como, só no Opera do PC você tem acesso à 25 ou até mais se você editar um .ini manualmente.
@jrventurim
Como faz para adicionar mais "atalhos rápidos" no E71 além daqueles 9 que já vêm no Opera Mini?
Bruno Gall
O que acho mais ridículo é que eles não avisam, eu quero meu Google de volta, não quero Yahoo! Eu até vou ligar para lá, meu celular nem da TIM é, eu que usei uma vez por emergência (e uso as vezes ele) o chip da minha 3G da TIM e modificou tudo, sem se quer saber se o usuário aceita isso, eu acho que foi uma falta de respeito com o consumidor, eu estou muito irritado desde que isso aconteceu, eu não consigo por o Google de volta, vou ter que reinstalar o Opera (quando vou tirar o Opera trava) entre outros, se fosse só aquele atalho "Atendimento TIM" eu até nem dava bola, mas tirar o meu sistema de busca e modificar, eu quando assinei meu contrato não tinha nenhum cláusula sobre isso, eu acho mesmo que todos devem reclamar disso, modificar uma coisa que nem é deles, não tem um serviço que presta ainda tem que acabar com o celular dos outros, me poupe
Rafael Silva
Tente nos impedir. :P
Rafael
Gente vocês não precisam repetir tudo que já falaram lá no blog do "Opera Brasil" aqui né por favor...
Rafael
A busca do Yahoo! é uam parceria entre a TIM e a Yahoo!, não tem nada a ver com a Opera Software. http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/08/26/tim-e-yahoo-fecham-acordo-para-buscas/
Rafael
Boa!
@marcospulido
Concordo, total falta de respeito com o consumidor.. sem falar no péssimo atendimento.
@marcospulido
tbm to na espera de aparecer a opção para voltar a usar o Google na busca rapida..
Exibir mais comentários