A Fundação Mozilla segue trabalhando continuamente na próxima versão do seu principal produto, o Firefox 4. Já em fase beta de testes, o navegador vai passar por mudanças pelo menos interessantes em seu visual (ficando mais parecido com o que é Chrome atualmente, mas deixemos isso para outra discussão). E hoje a organização por trás do software divulgou quais serão os provedores de busca do FF.

Quem baixa o Firefox 3.6 – versão mais atual -, encontra um aplicativo livre de ajustes pessoais, mas já com alguns motores de busca instalados de fábrica. Eles são Google, Yahoo, Amazon, Answers.com, Creative Commons, eBay e Wikipedia na versão em inglês. Ou melhor, eram, pois a Mozilla decidiu mudar esse mecanismos.

Mas antes de continuar, fique tranquilo! Tanto o Google como o Yahoo, os mais usados nos dias de hoje, estarão no Firefox 4.

A versão do navegador prevista para o fim de 2010 irá contemplar, além desses dois buscadores, o Bing da Microsoft. “Bing oferece uma experiência de usuário que nós acreditamos que os usuários vão valorizar”, a organização justificou em um post.

Para procurar por produtos disponíveis na rede, o mesmo Firefox 4 continuará com os sistemas de busca da Amazon e do site de leilões eBay. Nada mais justo, e até onde sei a Mozilla tira uma graninha toda vez que envia usuários do Firefox para esses serviços de compra.

Saem a busca do Creative Commons e do Answers.com. No caso do CC, a Mozilla justificou que o site do Creative Commons perdeu seu propósito, no que diz respeito a realizar a busca de conteúdos licenciados de acordo com o CC. E o Answers.com rodou basicamente porque os usuários do Firefox disseram à organização que a busca na Wikipedia é muito mais proveitosa.

Vai ficar assim no FF 4

O resultado é o que você vê acima: Google (busca padrão), Yahoo, Bing, Amazon, eBay e Wikipedia. Resta saber quais buscas a versão tupiniquim do Firefox vai apresentar. Alguma aposta de quem entra e quem sai?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Drumond
Importa no "mercado das buscas", pois os que tiverem ali terão "preferência" em parte das pesquisas...
alberto
Digita uma coisa qq no endereço do FF, tecle enter e vai fazer a tal busca. P.S. Curioso é que quem usava o IE6 e migrou pro FF nunca sentiu falta deste feature do IE.
alberto
E para o rádio? Diga-nos por favor!!!1
Rafael
Que bagunça cara? Não atrapalha em nada, só ajuda...
Rafael
Tem sim.
Renyer Israel
Eu já acho isso horrível, fica uma bagunça.
Rafael
E no Opera.
Rafael
Parabéns você ganhou o prêmio comentário off do ano.
Rafael
EXTENSÃO??? Não é só clicar com o botão de contexto (direito) do mouse em um campo de busca pra adicionar?
Alexandre
To ancioso por essa versao. Alem disso o ffx poderia permitir buscas a partir do campo de endereco, que eh uma mao na roda no chrome.
marcusrlemos
acho que o opera tem o bing tbm... eu acho .__.
Hernani
Não diria morrer, pelo contrário, esse é o motivo de ele abocanhar fatias do mercado do IE a cada dia
Hernani
O BIng se não me engano só vem por padrão no IE
Arimathéia
WebKit será o padrão tanto para a web quanto para a tv.
Bruno Gall
Só vi o Bing no IE
Exibir mais comentários