A Biblioteca Britânica, que mantém em seu acervo cerca de 150 milhões de itens entre livros, periódicos, filmes, músicas, patentes, mapas, selos e outras produções anunciou que disponibilizará aproximadamente 65 mil clássicos da literatura inglesa na web, de graça, em formato “compatível com os principais e-books do mercado”, como o Kindle, por exemplo.

As versões que cairão na rede serão as primeiras edições de títulos de autores como Charles Dickens ou James Joyce, entre milhares de outros, e manterão a tipografia e as ilustrações de suas raras versões de papel, muitas vezes publicadas há alguns séculos. Um exemplo é a obra Razão e Sensibilidade, publicada em 1811 pela escritora Jane Austen e que tem sua edição original, naturalmente de papel, avaliada em alguns milhares de euros.

A digitalização das obras está sendo feita sem qualquer custo (uia!) desde 2005 pela Microsoft e os navegantes poderão baixar os livros de seu interesse a partir do meio do ano. Caso o leitor faça questão de ter a obra de papel em suas mãos, reproduções impressas das primeiras edições estarão à venda na Amazon por preços que variam de R$40 a R$ 60. [Times]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação