De olho em baratear alguns de seus produtos no efervescente mercado nacional, a Apple pode estar prestes a fechar um acordo para que Macbooks, iPods e até mesmo o todo-poderoso iPhone passem a ostentar o selo de “made in Brazil”. Segundo informações publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo (conteúdo disponível apenas para assinantes) do último domingo, desde o meio do ano passado a empresa da maçã estaria conversando com a Foxconn – que já monta diversos de seus produtos na China – para iniciar uma linha de montagem no país, mas as negociações se intensificaram nas duas últimas semanas.

Segundo a publicação, a Apple estaria disposta a fazer “algum investimento” para construir uma nova planta na cidade paulista de Jundiaí, onde atualmente a Foxxconn está instalada, e assim ter direito a descontos de impostos para a importação de componentes para seus equipamentos. Desta maneira, o iPhone, por exemplo, teria seu preço reduzido em aproximadamente 15%, o que aqueceria suas vendas, que estão relativamente mornas por aqui: enquanto o smartphone vendeu nada menos do que 9 milhões de unidades em todo mundo nos primeiros três meses de 2010, por aqui essa conta não passou dos 80 mil aparelhos no período.

Com a redução de preços, a expectiva da companhia é que o Macbook também se torne um dos líderes de vendas do segmento no país, abocanhando 1% do mercado neste ano e 5% em 2015.

Como era de se esperar, nenhuma das partes confirma ou desmente a história, que pode chegar a um final (feliz, espera-se) ainda neste ano.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo
todo mundo tem fabrica em manaus a apple é a unica das grandes que nao fabrica no brasil suas concorrentes americanas tem fabrica no brasil dell(sao paulo) hp(manaus) compaq(manaus) a apple tem que vir pra ca o mais rapido possivel em 2010 manaus batel record na produção de venda de eletronicos a apple tem aproveitar o momento
Bruno Gall
Que felicidade finalmente eu vou poder comprar meu iPhone e MacBook ^^
Tiago César Oliveira
Rapaz, queira Deus que isso reduza expressivamente o (alto) custo que pagamos por um produto Apple... Bom mesmo seria se esse governo tivesse uma política de impostos mais realista e adaptada à nossa realidade... Pagar imposto de Bélgica e receber benefícios de Somália é f*da.
Hernani
ótima noticia, espero a Sony ainda ir para a Zona franca de Manaus para baratear alguns aparelhos como os consoles
Thássius Veloso
Reza a lenda que os produtos Apple saem da China e, quando chegam no Brasil, passam a custar 70% a mais. Qualquer diminuição já é lucro frente ao Custo Brazil de Importação.
Alexandre
O povo agradece! Minha esposa me enche ha 2 anos pra ter um iponey, mas por vias legais, até 3 meses atras, tava 2,5 mil reais, num dá! Hoje em dia o preco ciu bastante, mas imagina se o iphone saisse por uns 700 reias?
Diogo
Sério?! Eu moro em Jundiaí! 15% ainda é pouco, dado o elavado preços dos produtos da Apple aqui, mas se eles abrirem uma loja oficial eu acho que o preço cai mais ainda.
Sérgio Rodrigues
Seria uma ótima noticia, mais o próprio Steve Jobs já negou o pedido do governo Brasileiro para abrir uma Loja no Brasil..imagina uma fabrica!
tplayer
Os não fanboys como eu também agradecem.
Matheus
Acho difícil uma fábrica da Apple no Brasil. Mas se tiver, acredito que muita gente vai comprar! Eu sou um! :P
Marcus Cabral
Que bom tomara que sim!
Juan Lourenço
Oba, agora o iPad chega por menos de R$ 2.5k! rsrs
Thássius Veloso
Os Apple fanboys brasileiros agradecem.
tplayer
Ótima noticia que deve se confirmar mesmo.