A parceria da Apple com a Intel já vem de anos, desde que a empresa de Steve Jobs desistiu de usar os processadores PowerPC e adotou aqueles fornecidos pela Intel. “Um transplante enorme e difícil”, disse o CEO da companhia na MacWorld 2007, um anos depois que a implementação começou a ser feita (e tornou-se um caso de sucesso na indústria de tecnologia).

MacBook: AMD Inside?

Agora talvez a empresa da Maçã esteja revendo os próprios conceitos e considerando trabalhar também com a AMD. É o que informa o AppleInsider. De acordo com o blog, já houve diversas reuniões entre dirigentes da Apple e da fabricante de processadores. Engenheiros já estariam até fazendo testes com processadores da AMD nos laboratórios localizados em Cupertino, para saber como os Macs lidam com a arquitetura de processamento.

A Apple estaria verificando o comportamento dos processadores da AMD tanto em iMacs quanto em MacBooks. A ideia da empresa seria ter outras opções de fornecedores além da Intel, que atualmente tem tido dificuldades para atender à demanda do mercado e da Apple (não custa lembrar que a Intel é a maior fabricante de processadores do mundo, com a AMD em um distante segundo lugar).

Uma vez que a Apple tem sido almejada por cada vez mais consumidores, parece que a empresa chega num patamar no qual não pode ter preços tão elevados de produtos. Tendo isso em vista, criar uma linha de produtos baseada em processadores AMD seria interessante para que os preços caíssem e ainda mais gente comprasse os computadores da empresa. Embora a Intel tenha os melhores processadores, a AMD oferece o hardware a preços mais acessíveis, ainda que o consumo de energia seja maior.

Outro motivo para as repentinas conversas entre AMD e Apple seria a ATI. Hoje em dia a Apple trabalha tanto com processadores gráficos da Nvidia quanto da ATI. No entanto, negociar CPUs e processadores gráficos da ATI diretamente com a AMD, que é dona da ATI, poderia baratear ainda mais os custos.

É esperar para ver. O Gizmodo, no entanto, já deu sua opinião: não acredita que a Apple esteja realmente considerando migrar para a AMD. No máximo, estaria fazendo isso para pressionar a Intel.

O que você acha?

[AppleInsider]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Portella
PLaca de video... solução... placa de video... CUDA... já ouviu falar?
Caio Portella
Nunca fora pau a pau.. leia história da empresa AMD. a intel estava com pentium de boas a AMD ainda ficava nos 486DX4 ( que eu tive) só agitou o mercado com a Cyrix que veio competir e batia os pentium II ... AMD teve que compra-la ... leia mais cara AMD sempre foi assim, chutou a arquitetura snapdragon olha ai que deu... rsrsrsrs ela nunca vai passar a intel pois não tem fabrica pra ditar segmento.. a intel tem...
Caio Portella
simples só comprar a nvidia
Caio Portella
nunca ouvi tanda asneira... pegue qualquer processador da intel cara.. processamento grafico, render é ela ainda mais com os cuda da nvida... amd ati sempre dando bugs, super aquecimentos... fica na sua um buldoser de 12 cores perde pra um i5 na veia
@malloy_
Seria interessante mas acho isso dificil de acontecer!!
@nilo_sp
Thiago não adianta discutir......... com pessoas desse tipo eu uso aqui na empresa ... tanto Intel quanto AMD, ambos os processadores tem pontos positivos e negativos.... Existem pessoas q curtem AMD e outras q curtem INTEL .. então não adianta discutir qual é melhor qual é pior !??? como falaram acima o conjunto AMD+ATI tem um desenvolvimento superior ao computador INTEL+NVIDIA ou INTEL+ATI ... se vc procura um poder de processamento em vídeo e imagem use amd+ati ... se necessitar de processamento em banco e etc utilize Intel. Mas vale lembrar que não adianta ter um motor ferrari( processador) e um piloto e carenagem de um fusca ( leia-se placa, mae, memorias, HD, fonte, Gabinete sem ventilação)
Willian
Eu acho que se isso acontecer... a apple vai vender bem mais.
thiago
"E compra um cooler mais forte para resfriar seu processador mais lento." Nota-se muuuuuuuito conhecimento nessa resposta .
Hernani
Vai AMD!
tplayer
Aham, senta la Claudio! [3] E compra um cooler mais forte para resfriar seu processador mais lento.
Thássius Veloso
Aham, senta la Claudio! [2]
Thiago Mobilon
Aham, senta la Claudio!
Thiago
Voces comentando que os processadores AMD estao muito atras dos Intel , é de chorar de tristesa .... Aonde vocês viram isso ? Atlhon II e Phenon II são ótimos processadores e batem em muitos da Intel , a Intel só ganha quando falamos em processadores Hi-End , e em servidores os Opterons destroem com muitos Xeon ... A Intel só é lider por falta de conhecimentos dos "users" e o abuso que ainda existe por parte da Intel ,que se nega a vender processadores a empresas que comprem também da AMD. AMD na Aplle ,seria um tiro no peito da Intel
Arimathéia
Video que a Apple tenta apagar da história confirma o que eu disse acima sobre pipelines: http://www.youtube.com/watch?v=w9VWRB07yqc
Eduardo Henrique
A Intel atualmente não tem uma solução ideal e com desempenho para CPU+GPU... mas a AMD agora - com o know-how da ATI - pode oferecer soluções mais interessantes. E como já li em outros artigos... a opção ATI que a Apple oferece é sempre escolhida justamente por quem mais necessita de desempenho gráfico, este desempenho pode permitir a AMD entrar neste mercado mais exigente com processadores para servidor com uma integração CPU GPU mais eficiente.
Exibir mais comentários