Que a AppStore é a maior loja de aplicativos para dispositivos móveis do mundo, isso todos já sabemos. O que faltava era ter uma perspectiva da quantidade de profissionais que produzem aplicativos para a loja e para a plataforma da Apple.

Foi o que o site AppStore HQ fez: usando um sistema de varredura, criaram um banco de dados de dados sobre desenvolvedores. Depois, checaram manualmente 4.500 entradas e fizeram um comparativo com dados sobre desenvolvedores para Android.

Resultado? Para cada desenvolvedor para Android, há 4 desenvolvedores para iOS.

Mais de 50 mil desenvolvedores para Android e iOS | Gráfico: AppStore HQ

No total, são 51.972 desenvolvedores que criam aplicativos para uma das duas plataformas. A maioria – 43.185 (80%) – desenvolve software apenas para o iOS, utilizado no iPhone, iPod Touch e iPad. Outros 8.787 (17%) escrevem código apenas para a plataforma do Google, o Android. E no meio temos 1.412 (3%) desenvolvedores solitários que produzem aplicativos para as duas plataformas.

De acordo com o VentureBeat, embora o desenvolvimento multiplataforma ainda seja tímido, grandes empresas já o adotaram: AOL, Amazon, Facebook, Gameloft e Warner Bros.

Com informações: VentureBeat, AppStore HQ.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@andradevini
os devs de android trabalham 4 vezes mais que os de iOS, se for pra seguir essa analogia.
@rgtavora
Todos juntos nessa corrente!
@OnTiago
Que o desenvolvimento para dispositivos móveis está no auge, todos sabemos. O fato, é que não importa apenas o OS, o hardware conta muito. O Android é um excelente sistema mobile, em alguns quesitos, melhor que o iOS, em outros, não. Exemplo: Enquanto a Apple manter seu software e hardware fechados, o iOS terá mais chance de sucesso. Isto porque, o hardware será "o mesmo" independentemente da versão do iOS. Vamos supor que você crie um excelente aplicativo para o Android que utilize câmera e acelerômetro, seu aplicativo estará destinado a rodar apenas em aparelhos que tenham essas duas funções. Como o Android poderá rodar em qualquer dispositivo móvel, isto quer dizer que seu aplicativo tenderá a ter menos "sucesso" que um aplicativo que tenha as mesmas características rodando em iOS. Não estou defendendo o iOS, seria mais interessante se o processo de aprovação de aplicativos do iOS fosse menos rigoroso. Estudo o desenvolvimento nos dois OS, mas ainda foco meu trabalho em desivolvimento web. HTML 5 e RoR vão dominar o mundo. =P
Hernani
Para ter uma idéia real de comparação, tínhamos que comparar o ínicio do iOS, o SDK do iOS já está há mais tempo no mercado, é normal ter uma quantidade maior de desenvolvedores
@bestknighter
Se minha escola me deixasse respirar eu seria programador das duas, mas mais focado no Android.
@bestknighter
Se a minha escola me desse tempo para respirar eu seria programador pros dois, mas mais focado no Android.
Alexandre
Essa comparacao é meio injusta pois o esquema de desenvolvimento da apple é mais antigo e teve sucesso antes. Acho que essa situacao ficara pareada daqui alguns anos, se a google nao defecar no android como esta fazendo hoje com essa salada de versoes.
BrunoGall
O problema que o Android só começou a ser muito anunciado agora e no Brasil a maioria dos celulares com android começou agora pouco com essa tecnologia
Joao
Apple Fanboy detected!
Arimatheia
O Android vai se fragmentar cada vez mais e, ao mesmo tempo em que conquistará mercado, será pulverizado em zilhões de gadgets zing-ling. Esse processo terminará igual ao do Windows, com a Apple superando o valor de mercado da Microsoft. É fatal.
Gilberto Lúcio
E olha que o Android é bem mais novo heim? Não dou um ano, com o barateamento do cels com android, para que esses números mudem, e mudem muito...
Francis Rosário
Já estou estudando o SDK há algumas semanas.
@claudineicaetano
As previsões de aplicativos para dispositivos móveis são de 17 Bi de dolares para os próximos anos, enquanto da indústria da música é de 23 Bi.
Lucks
ou yes!
@claudineicaetano
De uma vez por todas, vou focar meus estudos paralelos na direção do Android.
Exibir mais comentários