xbox_rrodUm novo estudo realizado sobre a confiabilidade dos consoles de videogame confirma o que todos os que conhecem alguns donos de console de nova geração já sabiam: o XBox 360 é o menos confiável dos consoles atuais.

De acordo com a empresa americana de garantia e assistência técnica SquareTrade, o Nintendo Wii é o mais confiável dos três: quatro vezes mais confiável que o PlayStation 3 da Sony e nove vezes mais confiável que o XBox 360 da Microsoft.

Em estudo realizado com mais de 16 mil novos consoles cobertos por seus planos, a empresa constatou que 2,7% dos donos de Wii relataram falha do sistema. Entre os proprietários de PlayStation 3 a taxa é de 10%, e entre o de Xbox 360 ela chega a 23,7%. Desses, pouco mais da metade relata ser vítima do Red Ring of Death (“Anel Vermelho da Morte”,  luzes que indicam “falha geral de hardware”). A boa notícia é que essas falhas gerais têm diminuído em 2009.

Mas há uma ressalva a ser feita: a empresa acredita que a política de garantia da Microsoft pode ter levado a um menor número de falhas relatadas à SquareTrade.

Pelo problema do Red Ring of Death ser tão amplamente conhecido, acreditamos que mais clientes relatam as falhas diretamente à Microsoft. Em pesquisa com o clientes da SquareTrade com Xbox 360 conduzida por e-mail,  constatamos que mais da metade de nossos clientes que tiveram um RRoD relataram o problema diretamente à Microsoft, sem contactar a SquareTrade.

Com essa ressalva, pode-se inferir que a taxa de falhas do Xbox 360 pode ser de até 35%. [PCWorld]

Comentários

Envie uma pergunta