A promoção VexWeek anunciada pela Vex ontem (30) chegou com timing perfeito. Eu tinha um compromisso marcado perto do aeroporto de Vitória hoje de manhã e não tinha muita coisa para fazer em casa. Como sabia que havia um ponto de acesso no aeroporto, decidi ir mais cedo para testar a conexão disponível no local. Ela funcionou bem melhor do que esperava.

TecnoblogSensus fez os testes no aeroporto de Vitória.

TecnoblogSensus fez os testes no aeroporto de Vitória.

Primeiramente, realizei um teste do link pelo speedtest.net. O resultado não foi o mais exato possível, visto que provavelmente haviam mais pessoas conectadas no mesmo ponto de acesso. Mas dá para se ter uma idéia. Foi pouco menos de 1 Mbps de download e o mesmo valor para upload. O segundo teste que fiz foi de vídeo. Streaming de vídeo do YouTube, para ser mais exato. Ocorreu a lentidão habitual do site, mas assim que alguns segundos do vídeo carregaram, o vídeo tocou sem problemas.

Os dois últimos testes tiveram resultados que, confesso, me deixaram espantado. Imaginei que uma operadora de pontos de acesso tão grande como a Vex gerenciaria melhor os protocolos de rede, mas para a alegria dos clientes, isso não acontece. O primeiro teste foi uma chamada via Skype. Achei que sofreria traffic shaping nos pacotes com protocolo VoIP, o que não aconteceu. Também não houve nenhum problema com o protocolo BitTorrent. Selecionei uma porta aleatória no uTorrent e baixei 1% de uma imagem ISO do Ubuntu como quarto e último teste. A velocidade se manteve constante o tempo todo.

Não estou necessariamente dizendo que você deve procurar o ponto de acesso Vex mais próximo e abusar da conexão para baixar tudo quanto é arquivo. Até porque no cadastro obrigatório para acessar a rede, é preciso inserir um CPF ou número de passaporte, endereço completo e também telefone, entre outras informações pessoais. Mas se a sua internet sair do ar por algum motivo e, por acaso, há um aeroporto perto de onde você mora, a VexWeek pode quebrar um galho. Pena que é só até o dia 8. [Foto: michael.newman]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação