bada logotipo

Já temos alguns sistemas operacionais para dispositivos móveis bastante consolidados no mercado: iPhone OS, Android, BlackBerry OS, WebOS, Symbian, Windows Mobile. Mesmo assim, a Samsung acredita que ainda há espaço para mais um: o bada. O novo sistema operacional da empresa, anunciado na terça-feira (10) será uma plataforma aberta com o lançamento agendado para dezembro.

O nome bada significa oceano em coreano e foi escolhido para expressar a “variedade sem limites de aplicações potenciais que podem ser criadas usando a nova plataforma. Também faz alusão ao comprometimento da Samsung com a variedade de plataformas abertas na indústria móvel.”

O sistema promete ser simples e amigável para desenvolvedores — particularmente na área de aplicações usando serviços web — e apresentar uma inovadora interface de usuário que pode ser transferida para designs sofisticados e atrativos em seus programas. Uma fácil integração com as operadoras também foi prometida, permitindo que elas ofereçam serviços diferenciados aos seus clientes.

Dr. Hosoo Lee, vice-presidente de soluções de mídia da Samsung, disse:

“Abrindo as plataformas móveis da Samsung poderemos trazer experiências móveis de grande riqueza a um número cada vez maior de smartphones. A nova plataforma bada será um ícone e um marco que trará oportunidade sem precedentes para operadoras, desenvolvedores e usuários de celulares Samsung ao redor do mundo.”

A empresa fará um evento de lançamento oficial para o bada em Londres no último mês do ano, quando também apresentará aos desenvolvedores o kit de desenvolvimento de software (SDK).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados