A busca de imagens do Google, que já era boa, ficará ainda melhor. A empresa anunciou hoje uma nova funcionalidade que permitirá aos usuários filtrarem as imagens de acordo com a licença das mesmas. Tudo isso vai depender de as imagens estarem disponíveis sob licenças Creative Commons, que possuem diversas modalidades.

Lance Huang e George Ruban, engenheiros de software, disseram em post sobre a nova função que ela iria ajudar blogueiros a encontrarem licenças de uso de imagem de acordo com o perfil do blog. A busca por imagem com filtro de licenças também pesquisará imagens que estejam disponíveis em domínio público e licença GNU Free Documentation, dentre outras.

Filtros de licença no Google Imagens. (Reprodução)

Filtros de licença no Google Imagens. (Reprodução)

Para fazer uma busca de imagens com licenças mais flexíveis, é preciso ir ao http://images.google.com/ e clicar em “Pesquisa avançada de imagens” (ou salvar a página nos Favoritos do navegador, para acessá-la posteriormente com mais facilidade). Um dos filtros apresentados é do de “Direitos de Uso”, que tem as seguintes opções:

  • Não são filtrados por licença.
  • Marcadas para reutilização.
  • Marcadas para reutilização comercial.
  • Marcadas para reutilização com modificação.
  • Marcadas para reutilização comercial com modificação.

Os engenheiros alertam, no entanto, que é preciso checar na página da imagem se ela efetivamente apresenta a licença que o Google Imagens diz ter. Segundo eles, o Google Imagens não pode “garantir que o conteúdo linkado é verdadeiramente de domínio público ou disponível sob alguma licença”. [Google Blog]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação