Início » Celular » Android 1.5 recebe SDK oficial para desenvolvimento nativo

Android 1.5 recebe SDK oficial para desenvolvimento nativo

Avatar Por

Android

Apesar dos princípios basicos que fazem do Android a plataforma que é, o desenvolvimento de aplicativos baseados em Java em cima de uma maquina virtual (VM) especializada e totalmente otimizada nem sempre atende as necessidades dos desenvolvedores.

Pensando nisso, o Google liberou um Kit de Desenvolvimento Nativo (NDK, da sigla em inglês) para o Android 1.5 que permite aos desenvolvedores criarem suas próprias bibliotecas em C e C++ rodando diretamente na plataforma e sem a necessidade de utilizar o Dalvik, a Máquina Virtual Otimizada utilizada no sistema. A equipe do Android, entretanto, deixa claro que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, e que os desenvolvedores devem tomar cuidado redobrado ao utilizarem código nativo, “sua aplicação será mais complicada, terá compatibilidade reduzida, não terá acesso às APIs do framework, e será mais dificil de se fazer a depuração” disse a equipe.

A grande vantagem do uso de programação nativa é o ganho de performance e um acesso mais profundo ao hardware do aparelho, deixando como limitação somente a experiência dos desenvolvedores. Com a nova possibilidade, facilita o desenvolvimento de softwares conhecidos em outras plataformas para o sistema do Google, o tornando ainda mais competitivo perante seus concorrentes. [ Engadget ]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação