De vez em quando a equipe de desenvolvimento do Gmail nos surpreende com boas ideias, que primeiro precisam ser testadas no Gmail Labs para depois entrarem na versão definitiva do serviço do e-mail. Ontem foi um desses dias, quando a empresa nos apresentou Marcadores Aninhados (Nested Labels).

A ideia desse tipo de marcador é criar uma hierarquia. Por exemplo, se você tem o marcador Faculdade e outro Textos da Faculdade e mais um chamado de Trabalhos da Faculdade, cada um desses marcadores apareceria de forma independente na barra lateral do serviço. Já com Marcadores Aninhados, eles podem aparecer mais ou menos assim:

  • Faculdade
    • Textos
    • Trabalhos

A organização fica muito melhor. E ativar o recurso é bem fácil: basta ir em Configurações > Labs e procurar por Marcadores Aninhados. Quando encontrar, marque Ativar e salve as alterações no fim da página.

Já para deixar a hierarquia do jeito que você quer, é preciso ir às configurações de Marcadores e renomeá-los da seguinte forma: Faculdade para o marcador principal e Faculdade/Textos e Faculdade/Trabalhos para os demais. Quando há uma barra, o próprio Gmail reconhece e tenta criar a hierarquia.

Confira no exemplo acima. Há o marcado TB e o marcador filhote Pauta. Para que Pauta aparecesse ali, eu precisei renomear o marcador para TB/Pauta. Funciona direitinho.

O único problema desse novo recurso é que ele dá a impressão de criar grupos de mensagens. Por exemplo, ao colocar o marcador Pauta dentro de TB, a impressão que eu tive foi de que as mensagens marcadas como Pauta seriam exibidas se eu clicasse no marcador TB. Não é o que acontece: os marcadores continuam funcionando de forma independente. Tomara que a equipe do Gmail conserte isso em breve!

Avaliação final: vale a pena habilitar os Marcadores Aninhados para deixar o Gmail mais bem organizado. Ainda mais se você recebe muitas mensagens por dia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@leozacche
Ou seja, é como se você pudesse guardar a mensagem em duas pastas diferentes ao mesmo tempo. Agora sim!
Wagner
Tem uma função no Labs que só mostra os emails não lidos. Os que vc já leu, ele recolhe os marcadores para um marcador chamado "Mais". Uma vez ativado, você escolhe entre Ocultar, Mostrar e a nova opção mostrar em conversas não lidas. Muito prático. Mas se você for ver os marcadores dentro do marcador "Mais", a função de "Aninhar" não funciona. Yodos os marcadores ficam no mesmo nível. Só funciona quando chega um e-mail e o marcador é mostrado no local normal lá em cima.
Micael
Acho que o grande problema dos marcados aninhados é não mostrar a quantidade de mensagens não lidas dentro dos marcadores-filhos. E pra piorar o Gmail sempre carrega com eles fechados... Sem querer descobri que a nomear os marcadores no esquema "marcador mestre/marcador" faz com que o Apple Mail os enxergue como aninhados quando acessando o Gmail via IMAP. E mostrando corretamente a contagem de mensagens não lidas dentro dele: http://img708.imageshack.us/img708/7152/marcadoresg.png
Felipe Mota
Nada disso, pois você pode aplicar vários marcadores em um email só e excluir os marcadores que você não desejar mais, sem perder os emails junto. Pode aplicar filtros para automatizar tudo também.
Daiane [VivoVerde]
Muito bom... aqui deu certinho e ficou bem organizado! Valeu ^^
Leandro Silva
Acho que nao, eles vao continuar sendo marcadores, depende de como quem vai usar vai querer usar....
tplayer
Novidade que vai contra o principio dos marcadores, já que agora eles se tornam idênticos as pastas do Outlook e outros.
Henrique
Gostei...
Simon Podcaster
Fiz aqui e não funcionou. Coloco Marcador/Submarcador e nada... Ainda por cima sumiu da minha Labs a função. Fiquei curioso em ver funcionando agora. =\
Cab
Hahahaha, eu também devo possuir altos marcadores inúteis e provavelmente vai acontecer a mesma coisa comigo. To instalando agora mesmo. =)
hnrq
Muito bom, assim que tiver um tempo vou fazer os teste :)
Thássius Veloso
Nunca usei o IMAP do Gmail, então não sei. No iPhone OS, prefiro usar a interface web do e-mail (especial para mobile), que é mais completa.
Cassiano
É válido avisar que, caso a funcionalidade "Hide read labels" estiver ativa, este recurso de aninhar marcadores não funciona.
hash
bom já que os marcadores não deixam de ser imap folders acho que eles não fizeram nada de mais né? via imap isso já podia ser feito com o gmail , né?
Thássius Veloso
Eu uso e recomendo!
Exibir mais comentários