Início / Arquivos / Internet /

Marcadores Aninhados adicionam hierarquia ao Gmail

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

De vez em quando a equipe de desenvolvimento do Gmail nos surpreende com boas ideias, que primeiro precisam ser testadas no Gmail Labs para depois entrarem na versão definitiva do serviço do e-mail. Ontem foi um desses dias, quando a empresa nos apresentou Marcadores Aninhados (Nested Labels).

A ideia desse tipo de marcador é criar uma hierarquia. Por exemplo, se você tem o marcador Faculdade e outro Textos da Faculdade e mais um chamado de Trabalhos da Faculdade, cada um desses marcadores apareceria de forma independente na barra lateral do serviço. Já com Marcadores Aninhados, eles podem aparecer mais ou menos assim:

  • Faculdade
    • Textos
    • Trabalhos

A organização fica muito melhor. E ativar o recurso é bem fácil: basta ir em Configurações > Labs e procurar por Marcadores Aninhados. Quando encontrar, marque Ativar e salve as alterações no fim da página.

Já para deixar a hierarquia do jeito que você quer, é preciso ir às configurações de Marcadores e renomeá-los da seguinte forma: Faculdade para o marcador principal e Faculdade/Textos e Faculdade/Trabalhos para os demais. Quando há uma barra, o próprio Gmail reconhece e tenta criar a hierarquia.

Confira no exemplo acima. Há o marcado TB e o marcador filhote Pauta. Para que Pauta aparecesse ali, eu precisei renomear o marcador para TB/Pauta. Funciona direitinho.

O único problema desse novo recurso é que ele dá a impressão de criar grupos de mensagens. Por exemplo, ao colocar o marcador Pauta dentro de TB, a impressão que eu tive foi de que as mensagens marcadas como Pauta seriam exibidas se eu clicasse no marcador TB. Não é o que acontece: os marcadores continuam funcionando de forma independente. Tomara que a equipe do Gmail conserte isso em breve!

Avaliação final: vale a pena habilitar os Marcadores Aninhados para deixar o Gmail mais bem organizado. Ainda mais se você recebe muitas mensagens por dia.