Um belo dia meu tio apareceu com um DVD piratex do tal “grande wow” que a Microsoft tinha acabado de lançar. Sim o odiado Windows Vista. Depois de usá-lo por um tempo, decidi que seria a hora que garantir a minha cópia original. Não, não me arrependi deste feito (até agora).

Já passou pelo menos 9 meses desde o ocorrido, e daquela época até agora, nunca mais coloquei a mão em um Windows XP (to falando do sistema, não do cd). Isso é tempo o suficiente para eu começar a dar os meus pitacos, e listar alguns dos motivos que me deixam louco de vontade para voltar para o Windows XP. E não, ainda não cogito virar um Mac OS Xiita, é muito caro.

Lag em chamadas de audio: Sabe quando você está conversando com alguém via Skype / Gtalk / Whatever? Já tentou abrir qualquer programa (principalmente o Firefox) em que seja necessário rolar a tela? Não?! Então faça o teste. É só começar girar o scroll do mouse que o audio fica todo bagunçado para você, e para quem está do outro lado da linha.

Janelinha de confirmação pra tudo (UAC – User Account Control): Sim, este recurso brilhante magnífico genial pode ser desativado pelo Painel de Controle. Só fico aqui pensando, se a equipe que o projetou, realmente acreditava que isso fosse proteger algum computador de alguma coisa.

Incompatibilidade com softwares de MS-DOS: Esses dias encontrei um CD de backup antigasso, com alguns clássicos que eu amava. Entre eles GTA, GTA London e o meu predileto Sim City 2000. Adivinhe: nenhum rodou. E antes que alguém fale alguma coisa, saiba que todos os jogos funcionavam perfeitamente no Windows XP.

O sistema devora a sua máquina: Algumas melhorias de usabilidade são notáves no Vista, mas será que isso serve de justificativa para que ele devore todos os recursos da minha máquina? Espere um pouco! Até onde sei, Mac OS e Linux possuem recursos gráficos (e cositas más) bem mais avançados que algumas das *super* novidades do Windows Vista, e nem por isso comem 15 GigaBytes do HD em uma instalação crua, sem softwares. Eles também não fazem você sentir como se tivesse feito um downgrade de processador e placa de vídeo, ao invés de um upgrade comum de sistema.

Por essas e outras, há momentos em que eu fico louco para migrar para o Ubuntu, ou para torrar o meu precioso em um belo iMac. Estive pensando até em voltar a fita, e instalar de novo o velho Windows XP, mas tem muita coisa boa me prendendo ao Vista, e isso é assunto para ooooutro post. 🙂

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados