Surpresa: Intel vai fabricar processadores ARM para smartphones

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
intel-processador-cpu-chip

Depois de perder o bonde dos smartphones e continuar insistindo na arquitetura x86, sem sucesso, a Intel anunciou na terça-feira (16) que fechou um acordo para produzir chips ARM em suas fábricas. Com a nova estratégia, a Intel vai fornecer processadores para outras empresas de hardware, passando a competir diretamente com nomes como Samsung e TSMC.

A ARM, empresa britânica que foi comprada recentemente pela SoftBank por US$ 32 bilhões, não fabrica chips. Em vez disso, ela licencia sua arquitetura para outras empresas, como a Qualcomm, que aproveita as especificações da ARM como base para os chips Snapdragon. Outros clientes da ARM incluem a Samsung, Apple, MediaTek, Nvidia, AMD (para servidores) e… Intel.

Algumas empresas que licenciam a tecnologia ARM também fabricam seus próprios processadores, como a Samsung. Outras desenvolvem os chips, determinando as especificações e fechando parcerias com empresas de smartphones, mas não têm fábrica própria, caso da MediaTek.

Pelo acordo, a Intel pode fabricar chips ARM de 64 bits em suas linhas de produção. Um dos primeiros clientes será a LG, que vai utilizar chips com sua própria marca nos smartphones, mas fabricados pela Intel, de acordo com o Recode. A chinesa Spreadtrum, que não possui fábrica própria, também deve confiar seus chips à Intel. Os chips mais avançados terão fabricação em 10 nanômetros, o que deve trazer boas expectativas com relação à eficiência energética.

Mas a notícia reacendeu uma velha discussão. Faz tempo que existem rumores de que a Apple estava conversando com a Intel para produzir chips para iPhones e iPads, como aponta o The Verge. Só que os gadgets têm chips ARM, e a Intel só trabalhava com x86 até então. Agora, não existem mais empecilhos para as duas fecharem parceria — o que pode ser um duro golpe para Samsung e TSMC, que fabricam os chips desenvolvidos pela Apple. Com mais de 1 bilhão de iPhones vendidos, é desnecessário dizer que a Apple é um cliente bem interessante para qualquer um.

As vendas de computadores estão caindo, e os chips ARM podem ser o futuro da Intel: a arquitetura está presente em nada menos que 95% dos smartphones (!!) e 35% de todos os dispositivos eletrônicos (!!!), entre câmeras, roteadores, impressoras e qualquer outra coisa que você possa imaginar. Nada menos que 86 bilhões de chips ARM já foram produzidos no mundo.

Sempre dá para mudar de ideia, né?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados