A Apple demonstrou nessa quinta-feira, em São Francisco, as novidades que a próxima versão da plataforma iPhone OS terá. O agrupamento de aplicativos passará a ser possível por meio de uma nova funcionalidade, chamada de Folders (Pastas em português). Ela lembra bastante as Stacks (Pilhas) do Mac OS X Snow Leopard.

Conforme você pode ver na imagem abaixo, um ícone será apresentado nas telas comuns do iPhone ou iPod Touch. No entanto, ao pressionar o botão, uma espécie de menu pop-up dará ao usuário a opção de escolher qual aplicativo quer de fato abrir. Isso ajuda na organização do dispositivo, uma vez que permite manter apps semelhantes a apenas dois toques de distância.

Visualização de agrupamento de pastas. (Reprodução/Gizmodo)

Por exemplo, você poderá ter uma pasta chamada Twitter somente com clientes para acesso à rede social (como o Tweetie ou o Twitterfon Echofon), outra com programas voltados para audição de música (Last FM, Pandora, CBN, e por aí vai).

Para montar uma pasta de apps, bastará pressionar o ícone de um app até que ele comece a balançar. Ao arrastar esse ícone para cima de outro, a pasta será automaticamente criada. O nome da pasta será o mesmo da categoria daquele aplicativo na App Store (Entretenimento, Produtividade etc.), mas o usuário poderá depois modificar esse nome.

De acordo com Steve Jobs, ao usar pastas para organizar as 11 páginas de Home Screen do iPhone ou iPod Touch, o dono do aparelho poderá dispor de mais de 2000 aplicativos instalados.

A organização de pastas será feita no próprio iPhone/iPod Touch e também por meio do iTunes, no Windows e no Mac OS. O iPhone OS 4 será distribuído ainda nesse semestre.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados