Quando era criança, uma das coisas que mais gostava de fazer era desmontar eletrônicos quebrados para ver o que tinha dentro. Seja por ficar deslumbrado com aquelas pequenas cidades imaginárias, seja por ter um pai que incentivava esse tipo de curiosidade, vira e mexe eu estava tentando consertar um rádio velho ou meus controles de videogame.

Mas eu tive a sorte de ter equipamentos à mão e meu pai para me instruir sobre cada um dos componentes e me dar noções básicas de eletrônica. Hoje em dia temos equipamentos como Arduino e Raspberry Pi, que também ajudam, mas são acessíveis para nós, que somos mais geeks. Como levar esse tipo de educação para crianças mais carentes, por exemplo?

Foi pensando nisso que um grupo de brasileiros resolveu juntar forças para criar um kit educacional eletrônico de baixo custo. Eis que nasce o RUTE.

O objetivo era criar um kit básico e simplificado que pode ser construído com peças de sucata mesmo, custando algo em torno de R$ 6, ou R$ 32 comprando as peças em lojas do ramo. Esse valor, evidentemente, pode variar de acordo com a região.

O site do RUTE oferece instruções sobre os módulos, desde aulas para aprender a soldar até tutoriais inteiros no YouTube. Por exemplo, eles ensinam a montar um semáforo com LEDs de diferentes cores, módulos de energia e chave liga/desliga. Imaginem isso nas mãos de uma criança curiosa, que fantástico!

Screen Shot 2016-07-28 at 1.05.14 PM

Conversei com Ricardo Cavallini, um dos responsáveis pela concepção do RUTE, e ele me disse que o grupo está trabalhando com comunidades carentes, entre elas o pessoal da CUFA (Central Única das Favelas) para que eles produzam e vendam o kit.

“Acreditamos que isso pode gerar renda em comunidades que produzam o kit para escolas e pais. Apesar de não ser o objetivo do projeto, pode torná-lo mais sustentável. Nestes casos, nossa participação seria apenas como incentivador, não teríamos relação comercial nem financeira com essa venda”, disse Cavallini.

Quando perguntei onde esse pessoal poderia conseguir a sucata utilizável, Cavallini afirmou: “Os componentes usados no kit são bem comuns. LEDs, motores DC, potenciômetros, etc. Eles estão presentes em uma grande variedade de equipamentos. Em um DVD player (ou uma impressora tradicional) tem 3 ou 4 motores que podem ser usados no kit”.

modulos

Além disso, o site dos caras é bem prático. Depois de escolher quais módulos você quer, ele oferece uma lista com todos os componentes necessários. Esta lista traz um preço estimado para comprar em loja e dicas de onde encontrar em sucata.

Outro fator interessante é que, conforme as escolas e comunidades forem usando o RUTE, inevitavelmente alguém vai achar uma maneira de integrar esses kits (e o que quer que seja construído com ele) a projetos com Arduino ou Raspberry Pi. “Pode ser uma segunda etapa interessante”, concluiu Cavallini.

O RUTE também está disponível para ONGs, escolas privadas e empresas, com licenças diferenciadas. Mais informações no site oficial, em rute.io.

Receba mais sobre RUTE na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Matheus Gonçalves

Matheus Gonçalves

Ex-redator

Matheus Gonçalves é formado em Ciências da Computação pelo Centro Universitário FEI. Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e especialização em usabilidade e game development, atuou no Tecnoblog entre 2015 e 2017 abordando assuntos relacionados à sua área. Passou por empresas como Itaú, Bradesco, Amazon Web Services e Salesforce. É criador da Start Game App e podcaster do Toad Cast.

Canal Exclusivo

Relacionados