Um grupo de brasileiros inventou a linguagem de programação mais treze do mundo: BIRL (Bambam’s “It’s show time” Recursive Language). Inspirada no ArnoldC, a linguagem tem código aberto e utiliza comandos simples, como “CE QUER VER ESSA PORRA?” para mostrar na tela e “ELE QUE A GENTE QUER?” como teste condicional. E você já pode começar a programar, mas tem que provar que constrói fibra.

A sintaxe do BIRL é bastante familiar para quem conhece C e seus derivados, mas será ampliada “pra ficar o mais longe possível dessa linguagem de quem sobe em árvore”. E não é água com código: os principais comandos já estão implantados e um interpretador totalmente funcional está disponível — você pode até mesmo baixar seu fonte .birl.

Quer mostrar na tela? Basta utilizar:

CE QUER VER ESSA PORRA? ("Hello, world");

Criar uma estrutura if/else?

ELE QUE A GENTE QUER? (x > 13)
//caso verdadeiro
NAO VAI DAR NAO
//caso falso
BIRL

Ou declarar uma função?

OH O HOME AI PO (int nomeFunc(int a, int b))
//código da função
BORA CUMPADE 1;
BIRL

A semelhança com C fica bastante aparente neste exemplo, mas BIRL é bem mais treze, além de ser a única linguagem de programação que consegue derrubar as árvores do Parque Ibirapuera:

birl-c

Você já pode pegar bastante informação do BIRL e codar pra caralho: a documentação completa está disponível no GitHub. Vai, monstro.

Dica do Lucas Santos no Tecnogrupo. Não entendeu? BIRL.

Receba mais sobre BIRL na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados