Se você usa o Chrome, já sabe que o navegador é muito rápido e tem um engine de JavaScript de dar inveja. Se não usa, em breve vai ter mais motivos para instalar logo o aplicativo do Google. De acordo com o Download Squad, já circula no Chromium – o projeto do qual o Chrome faz parte – novos códigos que permitem sincronização de temas, URLs, preferências e dados de formulários.

Em tese, isso significa que o mesmo usuário poderá usar o Chrome instalado em várias máquinas e ter o mesmo ambiente, com as mesmas configurações, em todas elas. Por enquanto, o navegador sincroniza apenas os Favoritos, por meio de uma pasta que fica disponível no Google Docs. Até mesmo o tema visual que o dono do computador instalasse em um Chrome apareceria no outro Chrome.

A novidade ainda aparece somente no Chromium, sem previsão de quando vai entrar nos canais Beta e Dev de desenvolvimento do Chrome propriamente dito. Mas esperamos que seja logo.

Faz alguns meses que eu troquei o Mozilla Firefox pelo Chrome – tanto no Windows 7 quanto no Snow Leopard. A experiência tem sido muito boa, exceto por algumas incompatibilidades do aplicativo com scripts e Flash que fazem com que a página “trave”. Mas eu uso a versão Dev do programa, então é provável que a versão estável mais recente não apresente esse tipo de problema.

Agora que temos Favoritos sincronizados e com temas, URLs acessadas, preferências e dados de formulários com previsão de sincronização em breve, só falta a equipe do Google adicionar uma coisa ao Chrome para que o programa fique à beira da perfeição: a sincronização de nomes de usuário e senhas. Existem plugins que fazem isso, mas uma solução nativa e com critérios de segurança do próprio Google me enche os olhos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados