Se você usa o Chrome, já sabe que o navegador é muito rápido e tem um engine de JavaScript de dar inveja. Se não usa, em breve vai ter mais motivos para instalar logo o aplicativo do Google. De acordo com o Download Squad, já circula no Chromium – o projeto do qual o Chrome faz parte – novos códigos que permitem sincronização de temas, URLs, preferências e dados de formulários.

Em tese, isso significa que o mesmo usuário poderá usar o Chrome instalado em várias máquinas e ter o mesmo ambiente, com as mesmas configurações, em todas elas. Por enquanto, o navegador sincroniza apenas os Favoritos, por meio de uma pasta que fica disponível no Google Docs. Até mesmo o tema visual que o dono do computador instalasse em um Chrome apareceria no outro Chrome.

A novidade ainda aparece somente no Chromium, sem previsão de quando vai entrar nos canais Beta e Dev de desenvolvimento do Chrome propriamente dito. Mas esperamos que seja logo.

Faz alguns meses que eu troquei o Mozilla Firefox pelo Chrome – tanto no Windows 7 quanto no Snow Leopard. A experiência tem sido muito boa, exceto por algumas incompatibilidades do aplicativo com scripts e Flash que fazem com que a página “trave”. Mas eu uso a versão Dev do programa, então é provável que a versão estável mais recente não apresente esse tipo de problema.

Agora que temos Favoritos sincronizados e com temas, URLs acessadas, preferências e dados de formulários com previsão de sincronização em breve, só falta a equipe do Google adicionar uma coisa ao Chrome para que o programa fique à beira da perfeição: a sincronização de nomes de usuário e senhas. Existem plugins que fazem isso, mas uma solução nativa e com critérios de segurança do próprio Google me enche os olhos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sr. Sem Papo
o Chrome é demais...agora o Firefox mas depois de usei o Chrome. Ele é limpo, leve e bonito...
tplayer
Só para constar: O Opera faz isso desde 1971 (na verdade desde 2007).
gsctt
Pelo que percebo do seu comentário, há argumentos contra o Firefox, o Internet Explorer e o Opera, mas contra o Chrome não encontrei. Então, você só deixa de usá-lo porque virou moda?! Raciocínio no mínimo interessante...
Wesley
Acabou de entrar essa sincronização maior na versão 5.0.371.0 (Official Build 43900) dev.
Marcos
Sei lá, não gosto de modismos e unanimidades para mim costumam ser burras! Sinceramente quando usava o Windows sempre preferí o Internet Explorer. Agora, no Mac, não consigo usar outro que não seja o Safari. O Opera é bonito, mas parece ser um bonito burro. O Firefox parece o monstro de Frankenstein, cheio de partes disso e daquilo o que o torna muito cansativo de ser usado. Agora o Chrome é o nome da moda, até aparecer numa nova "Britney Spears"...
pagethiago
na verdade eu uso alem do CHROME o MOZIlLA,SAFARI e OPERA, mas confeço que prefiro o mozilla quase sempre, e nunca tive problema com nenhu deles mas isso por que minha maquina é muito boa, e isso tb ajuda.
Rodrigo
Eu anitgamente usava o firefox, mas depois que eu conheci o chrome eu nunca mais quis saber de outro navegador.
Anderson Lima
Muito bom...
Andre Guedes
Muito Bom, no inicio resisti a essa inovação, acreditei no IE, mas acompanhei a evolução do CHROME e to amando, ele é muito leve... e se travar fecha facim, nao é como o IE e Mozzila que fica la na tela 2 horas