Início » Arquivos » Computador » USB 3.0 na Intel? Espere sentado.

USB 3.0 na Intel? Espere sentado.

Avatar Por

O USB 3.0 pode ser considerado uma revolução na troca de dados entre equipamentos. Para você ter uma ideia, a taxa de transmissão é dez vezes (isso mesmo, 10x) mais rápida que na versão anterior, o USB 2.0. Isso significa um pulo de 480 megabits por segundo para 5 gigabits por segundo. Uma enormidade. Pena que não vamos ver a tecnologia sendo adotada em larga escala pelo menos até 2011. E a culpa é da Intel.

Sendo a maior fabricante de processadores e placas-mãe do mundo, a Intel tem posição privilegiada na hora de decidir quais tecnologias serão adotadas pela indústria (ou não). Pois bem, a decisão da empresa é a seguinte: só vão implementar o USB 3.0 quando a próxima versão do Windows sair. Isso é esperado para o fim de 2011.

A transição do USB 1.0 para USB 2.0 levou o período de 2001 a 2002 para ser concluída. No caso do USB 2.0, a demora é um pouco maior: a NEC começou a produzir equipamentos com USB 3.0 faz um ano. A indústria, no entanto, só deve adotá-lo em larga escala no fim do ano que vem, com a adoção da Intel.

E por que a Intel não adota logo o USB 3? Porque não é uma prioridade para eles, visto que a versão anterior do USB ainda funciona muito bem. Enquanto isso, nós ficamos sem as altíssimas velocidades de transmissão que a tecnologia promete. E mais um detalhe: dispositivos com suporte a USB 3.0 não precisarão de uma fonte de energia externa.

[via Nanotech]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno
Estou satisfeito com o USB 3.0 ter sido implementado nas placas da ECS para AMD mais recentes, porém fica a pergunta: mas conectar O QUE? Ainda não tenho dispositivos 3.0 >.<
Sr. Sem Papo
a intel acha que so ela que manda, so ela que dita tendências.
Lucas Bawer
Fazer o que né? Aguardar ansiosamente e pronto.
Henrique Mard
o problema n é a Intel, e que tal se a USB 3.0 sair com uma linha de produtos já preparados? todo mundo fala do Firewire poderoso, mais é popular? não!
Caco Barros
Porque Mouse (mause?)não é o único aparelho que funciona via USB....
Maxwel Oliveira
Na pratica, o que significa usar uma conexão USB mais rápida para interligar um Mause(usb)+ PC? mil vezes melhor seria uma tecnologia pra deixar o ADSL 10 vezes mais rápido.
Hernani
Mas se o USB 3.0 tem compatibilidade com o 2.0, não entendo porque da resistência na adoção
Alisson melo
A Micro$oft só lança novos sistemas de dois em dois anos. Que chato isso.
Snake_Doc
Se a AMD lançar alguma placa mãe com USB 3.0, eu troco minha placa Intel por ela.
Fabiano Forte
Opa: se a AMD lançar antes, talvez force a Intel a largar de ser (censurado) e se mexer!
Alexandre
Fiquei imaginando o que a concorrencia da intel acha desse posicionamento.É facil ter esse posiconamento quando se esta "por cima da carne seca". Uma duvida: esse padrao de usb é o mesmo da Apple? Tipo o probema que estao enfrentando com o iPAd.
Thiago Mobilon
Mas que vergonha essa Intel, nem parece que é líder mundial no mercado de processadores. Achei a desculpa deles medíocre - "o USB 2.0 funciona muito bem", será que quando pensaram em lançar o Core 2 Duo, algum engenheiro virou e disse: "Pára, o Pentium funciona muito bem!". Vergonha.
Yuri Carvalho
Existe já varias placa-mães com USB3.O da Asus e gigabyte que lançaram mesmo sem a intel finalizar.
Trovalds
AMD ftw! Já sai em junho ou julho o chipset novo com suporte nativo a USB 3.0.