Início » Arquivos » Telecomunicações » Números gigantes: Rio 2016 terá rede de 40 Gb/s e 18 milhões de minutos de ligações

Números gigantes: Rio 2016 terá rede de 40 Gb/s e 18 milhões de minutos de ligações

Paulo Higa Por

Direto do Rio de Janeiro — Os Jogos Olímpicos do Rio contarão com infraestrutura gigante para atender os mais de 2 milhões de visitantes. A expectativa é gerar 3 milhões de SMS e 18 milhões de minutos de ligações (!) nas redes. Para comportar a demanda, Claro, Embratel e NET construíram uma estrutura de 370 km de fibra óptica, chamada de Backbone Olímpico.

fibra-optica

A rede de fibra óptica da Embratel tem redundância tripla para evitar problemas de disponibilidade, alem de velocidade de 40 Gb/s, tanto para download quanto para upload. A estrutura de telecomunicações deve ter “falha zero” para atingir mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo: ela será responsável por transmitir os sinais de áudio e vídeo para o International Broadcast Centre (IBC), que distribui as imagens para mais de 200 países.

Oito mil pontos de acesso Wi-Fi foram instalados no Rio de Janeiro, em 60 instalações olímpicas. A ampliação da cobertura é uma boa notícia para quem já é assinante da Claro ou NET e poderá acessar a rede sem fio em mais lugares na cidade — no entanto, todos os que compraram ingressos poderão utilizar a conexão dentro dos locais dos eventos.

A Claro também instalou 97 estações com cobertura 3G e 4G para suportar o aumento de número de celulares durante os jogos. Uma parte do aumento da demanda nas redes móveis será causada pelas próprias empresas, que estão patrocinando o evento. Foram fornecidas 20 mil linhas de voz e dados para todos os atletas e comitivas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

claro-net-embratel-rio-2016

Na TV por assinatura, 25 canais em HD, a maioria da Globosat, exibirão todas as provas dos Jogos Olímpicos, tanto na NET quanto na Claro HDTV. A vantagem da TV paga aparece especialmente em épocas de grandes eventos, como as Olimpíadas, porque a TV aberta tem canais limitados, enquanto na TV fechada basta criar novos canais, como o SporTV4, que funcionou na última Copa do Mundo.

Mas não é desta vez que você poderá aproveitar sua TV com resolução 4K: as transmissões acontecerão apenas em HD para os assinantes. Haverá testes e gravação em altíssima definição, mas eles serão realizados de maneira limitada. Na Copa do Mundo de 2014, a NET chegou a exibir jogos em 4K, mas apenas para convidados.

Paulo Higa viajou ao Rio de Janeiro a convite da Claro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gilberto De Oliveira Junior
Esse negocio de franquia é somente pra fazer agente gastar mais dinheiro, vendo outros paises que pagam internet por ano e um valor bem mais acessível que nos do Brasil. Deem uma olhada nesse link mostrando o valor aproximado que outros paises pagam na internet --> sh.st/DeJAf
BuffyDawn Summers
Grande coisa. No plano mais alto, a franquia é de 130 gb. Eghehheheheheheheh
Tiago Celestino
Mas podem "desligar" o sinal.
Glauco Heitor
Ficaria feliz se tivesse essa quantidade. Mas será que vão cobrar PPV?
Glauco Heitor
Concordo com tudo!
Glauco Heitor
Nao tem por que tirar. Devem apenas diminuir a quantidade de pontos WiFi. Mas fibra ótica ja esta passada. Seria outro gasto retirar.
Tiago Celestino
Sério? Dúvido que a vão manter essa infra-estrutura depois dos jogos.
Thiago Sabaia
"Nossa, esse 4G é mais rápido que no meu país. Ué, 100% do pacote consumido?" - Gringo A Claro tem uma ótima infraestrutura, o único problema são os planos com pouca franquia, o pessoal vai adorar a velocidade, porém vai sofrer com os pacotes.
Ricardo - Vaz Lobo
Vivo-GVT valem um estudo de caso, em que a nova marca desmoraliza a antiga com a desculpa de melhorar o conjunto. Lamentável.
Paulo Higa
Sim.
Leon
Notícia boa: não é a Vivo que vai fornecer a conexão pra essa joça de Olímpiadas...
NoobIsrael
Apenas para os traficantes
Bruno Riggs Pereira
No primeiro dia não haverá mais franquia para utilização, terrível...
Thiago Moraes
Eu duvido isso tudo não dar alguma merda kkkkkk
ochateador
Vão manter isso após o fim do evento ?
Exibir mais comentários