Arquivos Computador

SSD minúsculo da Samsung guarda até 512 GB de dados

E não se engane pelo tamanho: ele atinge velocidade de leitura de 1,5 GB/s

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Uma das vantagens das memórias flash é que elas podem assumir praticamente qualquer formato. E a Samsung está levando a miniaturização a sério: a empresa começou a produzir em massa um SSD minúsculo para notebooks ultrafinos, que é tão pequeno quanto uma moeda de 5 centavos, mas armazena nada menos que 512 GB de arquivos.

samsung-ssd-minusculo

O PM971-NVMe é um SSD completo, com controlador, DRAM e memória flash, embora tenha 1/100 do tamanho de um SSD tradicional de 2,5 polegadas. A ideia é permitir que as fabricantes tenham mais flexibilidade ao projetar seus notebooks — normalmente, as empresas utilizam drives no padrão M2, que já são bastante compactos (eles se parecem com módulos de RAM), mas ainda são cinco vezes maiores que o novo SSD.

Por dentro do SSD de 20×16 mm da Samsung há 16 chips de memória flash de 32 GB na tecnologia V-NAND, que aumenta significativamente a densidade da memória, uma memória LPDDR4 de 512 MB para fazer cache de arquivos e melhorar a durabilidade do NAND e um controlador de alto desempenho da própria Samsung.

bga-ssd

O drive se comunica por interface PCIe e alcança até 1.500 MB/s (!) de leitura e 900 MB/s de escrita com o TurboWrite, uma tecnologia proprietária da Samsung que aproveita certas partes do SSD para fazer buffer de escrita de dados. Ele também faz 190 mil e 150 mil operações aleatórias de leitura e escrita por segundo (IOPS), respectivamente, bem mais que os 120 (120, não 120 mil) dos HDs tradicionais.

O SSD estará disponível em capacidades de 128 GB, 256 GB e 512 GB. A produção em massa já começou, e a Samsung enviará as primeiras unidades às fabricantes do mundo todo ainda este mês.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque