Google quer estar até no teclado do seu iPhone

Gboard é um teclado eficiente para iOS, com pesquisa rápida, swipe e Google em qualquer lugar

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Google anunciou nesta quinta-feira (12) o Gboard, um teclado que permite ao usuário aproveitar o buscador para enviar qualquer tipo de informação, seja uma localização, emojis e até GIFs de gatos tocando piano, tudo sem mudar de aplicativo.

Gboard é uma junção de Google Search e keyboard. Ele remete à praticidade de ter a pesquisa do Google em qualquer aplicativo, podendo fazer uma pesquisa sem sair do WhatsApp, por exemplo. Impossível não notar a semelhança com a atualização recente do Google Tradutor para Android, que permite ao usuário fazer uma tradução em qualquer aplicativo.

gboard-gif

Para utilizar o Google no Gboard, basta clicar no ícone do Google ao lado das sugestões do teclado e fazer uma pesquisa. O Google detecta automaticamente o tipo de pesquisa: local (com informações de restaurantes), notícias e até mesmo voos específicos.

gboard

Nas outras duas abas, também é possível procurar por GIFs ou imagens. Em vez de você procurar pelo emoji que quer enviar, o Google mostra os que se encaixam com a descrição da sua pesquisa (como dancer, que resultou na moça levantando o vestido. Só cuidado para não cair na ambiguidade dos emojis.

Como um teclado comum, o Gboard oferece sugestão e correção de palavras, além do Glide Typing, nome chique que eles dão para a função swipe. Alguns usuários que baixaram o aplicativo gostaram bastante de digitar no teclado, que pode ser uma boa alternativa para quem só utilizava o padrão do iOS — até por causa da semelhança visual entre os dois.

A semelhança também é um pouco mais distante, mas ainda existe, com o Hub Keyboard, da Microsoft, que tem o mesmo propósito: entregar informações mais facilmente. No caso, ele procurava por documentos e contatos.

Infelizmente, o Gboard ainda não está disponível no Brasil, mas, se você tiver conta na App Store americana, pode baixar o teclado gratuitamente. O buscador informou que mais idiomas serão suportados em breve. Vamos torcer para que o português esteja na lista.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados