Muita gente reclamou, mas os planos do Instagram para alterar o feed não mudaram

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
instagram

Se você acessa o Instagram regularmente, deve ter notado nos últimos dias uma onda de usuários implorando para os seguidores habilitarem as notificações de postagens. Tamanho alvoroço tem origem em uma notícia dada há duas semanas: o Instagram vai abandonar a ordem cronológica das publicações para exibir fotos e vídeos por relevância. Mas essa mudança é motivo para tanto pânico?

Sendo direto e reto: não, pelo menos por enquanto. Quando fez o anúncio, o Instagram revelou que a alteração ainda está em fase de testes. Somente um grupo restrito de usuários está tendo acesso à nova forma de exibição. A atualização não tem data para chegar às demais contas. A empresa informou apenas que a mudança será implementada em todos os perfis nos próximos meses, de maneira gradativa.

Porém, rumores que surgiram nos últimos dias apontam que a mudança ocorreria nesta terça-feira (29). Foram tantas as reclamações — assim como os insistentes pedidos de ativação de notificações — que o Instagram soltou um esclarecimento no Twitter para acalmar os ânimos:

We’re listening and we assure you nothing is changing with your feed right now. We promise to let you know when changes roll out broadly.

— Instagram (@instagram) March 28, 2016

Em tradução livre: “estamos ouvindo [as queixas] e garantimos a vocês que nada será mudado no feed no momento. Prometemos informá-los quando as alterações forem liberadas para todos“.

Alguns veículos entenderam o recado como um “ok, nós ouvimos vocês e, por ora, vamos desistir da ideia”. Mas a mensagem é clara: o novo padrão de exibição vai chegar para todo mundo em algum momento, só não se sabe quando.

Mesmo assim, mantenha a calma. No anúncio feito há duas semanas, o Instagram explicou que o plano de mudar o feed é, na verdade, uma tentativa de otimização: a rede social cresceu tanto que está cada vez mais difícil acompanhar as publicações. A empresa estima que, atualmente, os usuários deixam de visualizar, em média, 70% do conteúdo do feed por conta do grande número de postagens.

Para evitar que isso aconteça, o Instagram está trabalhando em um algoritmo capaz de assimilar as preferências de cada usuário para exibir primeiro as publicações que, provavelmente, mais lhe interessam. Se você curte ou comenta com frequência fotos de determinada pessoa, por exemplo, o algoritmo entenderá que essa conta é relevante e exibirá as postagens dela com mais frequência.

Mas há o temor — legítimo, diga-se de passagem — de que a mudança faça o Instagram se comportar como o Facebook, ou seja, exiba não só postagens fora da ordem de publicação, como também deixe de mostrar conteúdo para determinados usuários. No entanto, a empresa jura de pés juntos que as postagens com menos prioridade aparecerão — depois daquelas consideradas mais relevantes para o usuário, mas aparecerão.

Instagram

Essa proposta não está livre de riscos, é verdade. Talvez o comportamento da maioria dos usuários acabe sendo o de visualizar apenas as postagens que aparecerem primeiro. Isso pode ser um problema tanto para quem faz apenas postagens ocasionais quanto para aqueles que têm milhares de usuários e publicam várias fotos ou vídeos por dia. Mas não dá para tirar conclusões sem testar o algoritmo.

Em todo caso, o Facebook tem uma opção que faz o conteúdo aparecer por ordem cronológica, logo, há boas chances de que a atualização do Instagram traga um recurso semelhante.

São muitas as possibilidades. Deu para perceber, né? Por isso, não convém se preocupar com antecipação. Pode ser que, no final das contas, pressionar o botão de pânico agora sirva somente para isso: gerar pânico.

Vídeos de até 60 segundos

O Instagram não implementou o novo feed nesta terça-feira, mas não deixou o dia sem novidades: a empresa acaba de anunciar que será possível publicar vídeos de até 60 segundos no serviço. Até então, apenas filmagens com até 15 segundos podiam ser postadas. O limite de tempo maior estava disponível somente para determinados anunciantes.

De acordo com o comunicado oficial, a novidade começa a ser liberada hoje, mas levará alguns meses para cobrir todas as contas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados