O que é o Widevine e por que você precisa dele? [DRM]

Proteção de direitos autorais; saiba o que é Widevine e qual o motivo de utilizá-lo para evitar restrições no streaming

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 9 meses
O que é o Widevine e pra que serve? (Imagem: Filip Havlik/Unsplash)
O que é o Widevine e pra que serve? (Imagem: Filip Havlik/Unsplash)

Usado dentro dos maiores apps conhecidos. Veja abaixo, o que é o Widevine e por que você precisa dele para conseguir assistir seus vídeos e filmes favoritos em plataformas de streaming. O Widevine é um software do tipo DRM, ou Digital Rights Management, responsável por proteger o conteúdo de qualquer mídia digital e indispensável para rodar os conteúdos oferecidos.

O que é DRM?

Antes de procurarmos saber o que é Widevine, precisamos entender o que é DRM e quais são suas funções. O DRM é um conjunto de tecnologias criadas para proteger mídias digitais em qualquer formato.

Seu objetivo é evitar que usuários mal intencionados façam cópias, explorem ou distribuam, sem autorização ou pagamento aos criadores.

A tecnologia surgiu como uma resposta da indústria de softwares e do entretenimento (música, TV, cinema, games e e-books) contra a pirataria, que é o maior problema desde o início da popularização digital.

O que é o Widevine?

O Widevine é um software que oferece a capacidade de licenciar, distribuir com segurança e proteger a reprodução de conteúdo em qualquer dispositivo de conteúdos digitais.

Proprietários do material, várias operadoras de serviços e provedores de mídia digital utilizam a solução Widevine, garantindo que os serviços de geração de receita continuem fluindo para qualquer dispositivo dos consumidores e usuários. Entre os benefícios estão:

  • Proteção do conteúdo;
  • Reprodução de vídeos;
  • Padronização de formato;
  • Acesso simultâneo a todos os sistemas de proteção de conteúdo;
  • Segurança dos dispositivos.

Por que usar?

Sem ele em seu aparelho, não é possível assistir vídeos ou utilizar qualquer plataforma de streaming que contenha direitos autorais. Por exemplo, para assistir a Netflix em dispositivos Android é necessário ter uma das duas versões do Widevine para rodar o conteúdo: Widevine L1 (HD) ou Widevine L3 (SD).

Preciso instalar o Widevine?

Normalmente, não. Os próprios aplicativos já vem com essa integração na maioria dos casos. O Google Chrome já tem o programa dentro de seu próprio navegador, enquanto outros podem não ter, o que irá gerar dificuldades para assistir a Netflix ou Amazon Prime Video no computador.

Já sabendo o que é o Widevine e qual a sua importância para utilizar os sistemas de streaming, pode voltar a assistir seus conteúdos preferidos. Bom divertimento.

Com Informação: Widevine DRM.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Widevine na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados