Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Descanse em paz: MixRadio será descontinuado

Serviço gratuito de música desenvolvido pela Nokia fechará as portas nas próximas semanas

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Foi bom enquanto durou. O MixRadio, serviço de streaming de música desenvolvido em 2007 pela Nokia e comprado em 2014 pelo messenger japonês Line, será descontinuado. A empresa anunciou o encerramento das atividades nesta terça-feira (16) devido aos “desafios financeiros” impostos pelo mercado de streaming de música.

Gratuito, o MixRadio era uma das opções mais interessantes para ouvir música. Ele funcionava de maneira semelhante ao Pandora: você escolhia seus artistas favoritos, e o serviço se encarregava de montar uma playlist automática. Durante a reprodução, era possível favoritar uma música, personalizando as listas de acordo com os seus gostos.

mixradio-android-ios

Além disso, o MixRadio oferecia a possibilidade de armazenar até quatro playlists na memória do aparelho sem precisar pagar nenhuma assinatura — um recurso que normalmente está restrito aos planos pagos nos serviços mais conhecidos, como Spotify e Deezer. Em variedade de acervo, o MixRadio competia com os grandes, possuindo um catálogo com mais de 35 milhões de músicas.

No comunicado, a Line informa que o serviço será fechado “nas próximas semanas”. No Japão e Tailândia, a companhia continuará oferecendo uma plataforma de música chamada Line Music, que não tem relação com o MixRadio.

O dinheiro é um grande problema dos serviços de streaming de música. Como eu havia dito, mesmo o Spotify, com 20 milhões de usuários pagantes, continua sangrando dinheiro e nunca conseguiu fechar um trimestre com lucro em toda a sua história. As empresas de streaming independentes sobrevivem com o dinheiro de investidores que apostam no futuro do modelo. Resta saber quando a fonte secará.

Atualizado em 21/03 às 12h28: o MixRadio foi descontinuado nesta segunda-feira (21).