Descanse em paz: MixRadio será descontinuado

Serviço gratuito de música desenvolvido pela Nokia fechará as portas nas próximas semanas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Foi bom enquanto durou. O MixRadio, serviço de streaming de música desenvolvido em 2007 pela Nokia e comprado em 2014 pelo messenger japonês Line, será descontinuado. A empresa anunciou o encerramento das atividades nesta terça-feira (16) devido aos “desafios financeiros” impostos pelo mercado de streaming de música.

Gratuito, o MixRadio era uma das opções mais interessantes para ouvir música. Ele funcionava de maneira semelhante ao Pandora: você escolhia seus artistas favoritos, e o serviço se encarregava de montar uma playlist automática. Durante a reprodução, era possível favoritar uma música, personalizando as listas de acordo com os seus gostos.

Além disso, o MixRadio oferecia a possibilidade de armazenar até quatro playlists na memória do aparelho sem precisar pagar nenhuma assinatura — um recurso que normalmente está restrito aos planos pagos nos serviços mais conhecidos, como Spotify e Deezer. Em variedade de acervo, o MixRadio competia com os grandes, possuindo um catálogo com mais de 35 milhões de músicas.

No comunicado, a Line informa que o serviço será fechado “nas próximas semanas”. No Japão e Tailândia, a companhia continuará oferecendo uma plataforma de música chamada Line Music, que não tem relação com o MixRadio.

O dinheiro é um grande problema dos serviços de streaming de música. Como eu havia dito, mesmo o Spotify, com 20 milhões de usuários pagantes, continua sangrando dinheiro e nunca conseguiu fechar um trimestre com lucro em toda a sua história. As empresas de streaming independentes sobrevivem com o dinheiro de investidores que apostam no futuro do modelo. Resta saber quando a fonte secará.

Atualizado em 21/03 às 12h28: o MixRadio foi descontinuado nesta segunda-feira (21).

Receba mais sobre MixRadio na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados