Você provavelmente já tentou baixar um arquivo em determinado site e, ao procurar o botão de download, acabou encontrando banners com botões falsos, que direcionam o visitante para páginas com malwares. Ou um aviso fraudulento, informando que você precisa atualizar um plugin do navegador ou remover vírus do seu smartphone.

botao-falso-download

Esses anúncios maliciosos deverão sumir aos poucos. O Google atualizou o Safe Browsing, utilizado no Chrome e outros produtos da empresa, para proteger os usuários das páginas com banners que se aproveitam de engenharia social com o objetivo de disseminar malwares.

Ao acessar um site com esse tipo de anúncio, o usuário visualizará esta página vermelha no Chrome, quase gritando na tela, para informar que há algo perigoso ali:

chrome-vermelho

Segundo o Google, as páginas serão bloqueadas pelo Safe Browsing se contiverem anúncios que finjam ser uma “entidade confiável” (como o dispositivo do usuário, o navegador ou o próprio site) ou se induzirem o visitante a compartilhar uma senha, por exemplo.

Antes tarde do que mais tarde.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
Não conhecia, mas obrigado pela dica! Usando desde já!
Edmilson_Junior
Acabo usando um gerenciador de downloads, coloco o link e ele que encontre o botão certo.
Ryderr3
E é assim que esses anti virus da Baidu/CM Security são tão famosos, ainda não sei porque a Google não deu um chute na bunda desses apps.
Antony
Uma técnica que raramente causa esse tipo de transtorno, pra quem não usa bloqueador de propaganda, é sempre fazer o download no site do desenvolvedor.
marcos_5000
Notei isso ontem quando acessei o site do 4Shared. Toda página que precisava acessar pra baixar um arquivo, era essa tela que tinha que passar de novo. ksopkapsok Espero que assim criem vergonha na cara e parem de colocar esse tipo de anúncio ridículo. Principalmente aqueles que surgem num pop-up e ficam em segundo plano (nem sei como fazem isso, mas irrita).
Anakin
amém rs
Magnosama
Incrível que tenha demorado tanto.
Jacques
Maior parte das propagandas pra celular é algo falando que seu aparelho tá contaminado com virus e recomenda algum app random de limpeza na playstore. Nessas horas é que mais sinto falta do root no meu aparelho, meter adblock nessas porcarias.
Keaton
Devo ser um robo.
Willian Cima
O mais canalha de todos é o uBlock, que bloqueia até o código do Google Analytics.
robson
problema do adblock é que ele bloqueia excessivamente, prejudicando ganhos de anuncios honestos e que não atrapalham a navegação
Lucas
Mas a Google não veicula esse tipo de anúncio nas suas redes de publicidade. Pra ela não faria diferença...
Hao123
mas,mas... a Google vive de propaganda e pode até ser afetada "indiretamente".
Bruno Bastos
Então vou remover minha pasta de "sites de downloads" do Feedly. Downloads que nunca baixo aliás por causa dessa dificuldade de acertar o botão correto. Não sei o porquê, mas me lembrei dos Captchas do Rapidshare onde você tinha que digitar aquelas letras que tinham o desenho de um gatinho. Segue exemplo desse maldito:
Lucas
Seria melhor se o Chrome bloqueasse esses anúncios nativamente...
Exibir mais comentários