Em breve você não poderá mais usar proxy para acessar a Netflix

Com a expansão do serviço, a empresa resolveu bloquear a prática

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

A diversão acabou. Depois de anunciar a sua expansão global, a Netflix anunciou nesta quinta-feira (14) que não permitirá mais que os assinantes do serviço usem proxies ou extensões para desbloquear o conteúdo. Essas ferramentas davam uma “localização falsa” para os servidores do serviço, que exibiam o catálogo de um determinado país mesmo que você não estivesse nele.

O problema é que essa prática pode gerar conflitos da Netflix com as agências de licenciamento de conteúdo. Os direitos de uso de alguns filmes e séries servem apenas para determinadas localidades (e é por eles que a Netflix paga), então dá pra entender porque as agências ficariam frustradas ao verem os usuários do serviço burlando o bloqueio.

Ainda assim, a empresa sinalizou que está progredindo para licenciar parte do conteúdo ao redor do mundo, especificamente nos 190 países que a empresa agora atua. “Ainda há o que fazer para oferecemos às pessoas os mesmos filmes e séries em todo lugar. Nós estamos ansiosos […] para que os nossos consumidores aproveitem ao máximo a Netflix sem usar proxy”, disse o comunicado.

A partir das próximas semanas, quem usa alguma extensão ou proxy para desbloquear o conteúdo da empresa na sua região só poderá acessar o serviço a partir do país em que está. A empresa ainda afirmou acreditar que a mudança não impactará membros que não usam proxies.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados