Início » Arquivos » Telecomunicações » Os estados que mais cobram impostos sobre telefonia, banda larga e TV por assinatura

Os estados que mais cobram impostos sobre telefonia, banda larga e TV por assinatura

Paulo Higa Por

Com carga tributária média de 45%, os impostos cobrados dos usuários de serviços de telefonia, banda larga e TV por assinatura no Brasil são os maiores do mundo. O principal responsável pela mordida é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), definido pelos governos estaduais, o que cria grandes diferenças na cobrança dos tributos a depender da região.

O Telebrasil divulgou um ranking dos estados que mais cobram impostos sobre serviços de telecomunicações. Rondônia tem a maior carga tributária do país: quando os rondonienses pagam R$ 100 de conta telefônica, R$ 63 é imposto. O Mato Grosso ocupa o segundo lugar, com 55,4%. Na outra ponta da lista estão Acre, Espírito Santo, Piauí, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, com 40,2%.

Um ponto importante desse ranking é que mesmo os estados que cobram menos impostos estão acima do máximo constitucional, de 26%. Segundo o Telebrasil, associação que defende os interesses das operadoras, na prática o percentual se torna alto porque as alíquotas são aplicadas sobre o valor da receita bruta, fazendo com que os tributos sejam cobrados sobre tributos, em cascata.

Muito imposto? Certamente. Mas, se você mora no Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe ou Tocantins, prepare o bolso novamente: a partir de 2016, esses 10 estados irão aumentar o ICMS para alíquotas entre 27% e 30%, encarecendo ainda mais os serviços de telefonia.

Para a associação, o aumento nos impostos vai “prejudicar principalmente os consumidores de classes mais baixas de renda, que vão falar menos, mesmo gastando o mesmo valor com o celular, porque a fatia que vai para pagar os impostos será bem maior por causa do reajuste”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

SiouxBR
É por que nenhum desses impostos sozinho seria superior aos 26%. Além disso, aí em cima tem impostos federais e estaduais.
Luís Eduardo
Socorro, me tirem daqui!!!
Tiago Celestino
Olha só a diferença. Nos EUA (sim, sempre eles), o Fed (Reserva Federal, vulgo banco central norte-americano) aumentou a taxa média de juros entre 0,25% > 0,50%, sendo que esse aumento acontece depois de 7 anos com a taxa média entre 0% > 0,25%. E eles baixaram o juros quando o país "entrou" na crise imobiliária, ou seja, tinha que incentivar o crédito. Sim, nosso mundo é outro. Vivemos para manter a(s) máquina(s) públicas, porém chega ser revoltante ver o quanto o país perde com a "ignorância" dos governantes, que utilizam da forma mais fácil e que no final vai continuar levando o país a uma crise mais profunda. Recomendo a reportagem que foi exibida hoje no JN (sim, sempre eles - hahahaha) - http://g1.globo.com/jornal-nacional/edicoes/2015/12/16.html#!v/4680957 - a melhor parte começa aos 2min.
Anderson Silva
Isso é um completo absurdo
Lucas Ramirez
De fato, muito pesados os impostos. É a velha história de taxar consumo e não renda: quem realmente sofre é quem tem piores condições financeiras. Agora, uma pergunta: de onde tiraram esse "máximo constitucional" de 26%? Até onde sei, a Constituição não estabelece alíquotas de impostos...
Eduardo Spaki
nos EUA é menos de 10% O.o pq BR, pq!?
Trovalds
MT aqui... um martírio viajar pro interior. Numa só pega operadora X. Na outra, só a Y. E naquela não pega é de jeito nenhum. Mas o valor, ó... uma beleza!
Keaton
*fingindo surpresa*
Marcio Vianna
Antônio, infelizmente quem defende esses impostos não detêm rendimentos para os pagarem! Sanguessugas!
Arley Martins
E a máxima constitucional é pra enfeitar. Pergunta: Pq as empresas não utilizam a máxima constitucional e pagam os impostos em cima dela, pois quando o fisco vier cobrar algo a mais eles alegam a máxima. Eu não sou advogado, estou só perguntando, caso alguém saiba a resposta, manda ai.
Renato Oliveira
Po aqui no RS tudo isso ? Mas tchê, é muito tributo.
Antonio Araújo
Pior que sim. Esses merecem pagarem esses impostos e de graça, um bonus de surra de pica mole.
Antonio Araújo
Malditos.
Antonio Araújo
Malditos!!!!
Supersonic
Sim vai aumentar tudo aqui em janeiro.
Exibir mais comentários