3G muito limitado? Chrome para Android diminuirá consumo de dados em até 70%

Modo que remove a maioria das imagens na página poupa sua franquia de internet

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas
chrome-icone

Como navegar na internet em dispositivos móveis com uma franquia de dados tão baixa? Impossível. A solução acaba ficando por conta dos navegadores que oferecem recursos de economia de tráfego, como o Chrome, embutido na maioria dos Androids vendidos atualmente.

O Google está reforçando o recurso de economia de dados: quando ativado, o navegador removerá a maioria das imagens do carregamento da página e reduzirá o consumo do seu plano de internet em até 70%.

LoFi - English - Nov 24

Caso a página fique estranha ou não se comporte como esperado, você poderá clicar na notificação na parte inferior da tela para carregar todas as imagens ou até mesmo escolher quais você quer carregar. Assim, além de se preocupar menos com a sua franquia, a página carrega mais rapidamente.

Vale lembrar que o modo de economia não é novo no Chrome: você pode ir agora mesmo em “Configurações” e depois em “Economia de dados” para a navegação gastar até 50% menos da sua franquia. Infelizmente, o modo novo que não carrega as imagens ainda não será aplicado para a maioria dos usuários.

Isso porque a reformulação na economia de dados aconteceu apenas na Índia e na Indonésia. Em outros países, por ora, o Chrome simplesmente usa os servidores do Google para reduzir a quantidade de dados que é baixada quando você visita uma página. A empresa afirmou que deve expandir a reformulação da ferramenta para mais países nos próximos meses.

Enquanto isso, ainda há outras opções: o primeiro navegador que me vem à mente é o Opera Max. Além de reduzir o consmo também em até 50%, o Opera Max estende esse suporte para serviços que consomem uma grande quantidade de dados, como Netflix, YouTube e Instagram. Vale a pena dar uma olhada se a sua franquia está acabando muito rápido.

O que você usa para economizar dados no seu smartphone?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados