Doar para causas importantes vai ficar mais fácil com este novo recurso do Facebook

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas
Página contém informações sobre a causa e quanto a organização precisa para alcançar a meta.

É inegável que o Facebook é uma ferramenta incrível para organizações sem fins lucrativos que se mobilizam com causas humanitárias. Por meio de suas páginas, elas promovem ações e mobilizam as pessoas. Que tal levar essa interação adiante? É o que o Facebook pretende com uma nova ferramenta.

Voltado para o financiamento coletivo, o recurso é um pouco diferente de sites como o Kickstarter ou Indiegogo, uma vez que ele é exclusivo para entidades não lucrativas ou instituições de caridade. Ao entrar em uma página como a da WWF, por exemplo, será possível definir metas de doação para ações específicas.

A página da campanha mostra quantos dias faltam para a arrecadação acabar, o número de doadores e quantas pessoas compartilharam ou seguiram a ação. Ela é bem semelhante à página de campanhas do Kickstarter (e isso é algo positivo).

Além de criar campanhas específicas, o Facebook anunciou uma melhoria na doação para páginas e publicações: em organizações sem fins lucrativos, será possível adicionar um botão logo abaixo do nome da página para o usuário contribuir com a causa.

donate-button-on-page

Organizações como a Associação ALS já apresentam botão para doação em suas páginas no Facebook, mas levam o usuário para fora da rede social. Com a novidade, será possível fazer uma doação em apenas um passo, sem precisar sair do Facebook ― muito mais cômodo e intuitivo para o usuário.

Essa não é a primeira medida que a rede social toma para ajudar causas ou eventos catastróficos. Desde o terremoto no Chile, o atentado em Paris e mais recentemente, os bombardeios na Nigéria, há a Confirmação de Status de Segurança, que permite ao usuário marcar que está seguro, enviando um aviso para os amigos e familiares.

Também existe o apoio simbólico a causas, usando filtros sobre as fotos de perfis: a primeira campanha começou com a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país, apoiada por 26 milhões de usuários. Depois, outra ação foi criada em solidariedade ao atentado em Paris, com a rede social disponibilizando a bandeira da França no avatar dos usuários.

fundraiser-on-mobile-and-shared-with-friends-v3
Botão de doar aparece logo no feed de notícias quando alguém compartilha a campanha.

No entanto, nem tudo são flores: para arcar com os custos das transações, o Facebook começará a cobrar algumas taxas dessas campanhas de financiamento ― mas só quando o recurso se expandir. Sites como o Kickstarter cobram, do pagamento, 5% do valor mais US$ 0,05 para remunerações abaixo de US$ 10.

Até agora, assim como toda novidade que aparece no Facebook, esses recursos não estão disponíveis para todo mundo. A rede social ainda está trabalhando com 37 organizações parceiras, como a WWF e o Mercy Corps, mas disponibilizou uma página para a inscrição de organizações americanas registradas como 501c3 (sem fins lucrativos).

Segundo o The Verge, o Facebook pretende disponibilizar esse recurso fora dos Estados Unidos no ano que vem. Será que o Brasil está na lista?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados