Diferente do Android, o iOS é uma plataforma na qual os usuários possuem dificuldade para encontrar navegadores web de terceiros. Há algum tempo, o Google lançou o Chrome, a Opera disponibilizou Opera Mini e, juntamente com o Safari, esses eram os principais navegadores disponíveis na App Store. Agora é a vez do Firefox, que finalmente ganhou uma versão para iOS.

firefox-ios

Disponível para iPhone e iPad, o Firefox promete ser uma alternativa interessante. A interface não foge muito do que se espera de um navegador, mas é bem eficiente, principalmente quanto à alternância entre as abas abertas. Um dos pontos chaves é a sugestão de busca em múltiplos serviços, podendo usar o Google, Bing, Yahoo, Twitter e Wikipedia para encontrar resultados. Também está presente a navegação privada, mas apenas para quem utiliza dispositivos com iOS 9 ou superior.

Embora o iOS não permita que você defina aplicativos padrão, o Firefox conseguiu “driblar” isso ao incluir o ícone do navegador na folha de compartilhamentos. Ou seja, você pode abrir um link a partir de qualquer aplicativo que permita o compartilhamento do endereço por outros aplicativos. Embora isso não seja muito prático, pode-se dizer que a gambiarra funciona.

Na plataforma móvel da Apple, o Firefox utiliza o motor WebKit, que é o padrão do sistema operacional e se opõe ao padrão Gecko, presente na versão para desktop do panda-vermelho. Na prática, não existe muita diferença de performance entre o Chrome e o Firefox — por restrições da Apple, o motor de renderização não possui acesso direto ao processador, algo que coloca o Safari em vantagem.

O Firefox pode ser útil para quem já o utiliza no ambiente desktop e quer manter suas abas, favoritos e histórico de navegação sincronizados, mas quem quer prefere um desempenho melhor deve continuar optando pelo Safari. O aplicativo é gratuito e já está disponível na App Store.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Santana
A pergunta que não quer calar. Quando a Mozilla Foundation vai cumprir a palavra dada desde os idos do Windows Phone 7 e lançar o Firefox nesse OS?
Magnosama
"O Firefox pode ser útil para quem já o utiliza no ambiente desktop e quer manter suas abas, favoritos e histórico de navegação sincronizados" Uso o Chrome apenas por isso, Não consigo (e não me esforço) me adaptar ao Safari.
Magnosama
Não permitir que os navegadores tenham um desempenho melhor me parece absurdo.
Adriano Garcez
Até quando vai essa filosofia da Apple de ser do jeito dela ou de nenhum jeito?
Marcus Pessoa
Hoje a sincronização de dados do navegador é um recurso essencial, então acho que todos os usuários do Firefox ganham com isso já que podem acioná-la no iOS. Mas é claro que quem quer diversidade e liberdade tem que fugir do sistema da Apple né.
Juan de Souza
Boa!