Início » Arquivos » Celular » 70% dos desenvolvedores de apps para iPhone OS vão lançar versões para Android, indica pesquisa

70% dos desenvolvedores de apps para iPhone OS vão lançar versões para Android, indica pesquisa

Avatar Por

Agora que a plataforma Android, do Google, começa a ganhar maior participação de mercado, desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis começam a planejar o desenvolvimento de apps para o sistema operacional. De acordo com uma pesquisa da empresa de publicidade móvel AdMob, 7 em cada dez desenvolvedores de apps para o iPhone OS pretendem lançar os mesmos programas no Android.

A grande dificuldade desses programadores é recriar as mesmas funcionalidades de um aplicativo para o sistema do iPhone e do iPod Touch no Google Android, cujo ambiente de desenvolvimento é completamente diferente. Programadores de iPhone OS têm o Software Development Kit (SDK; kit de desenvolvimento de software) para facilitar a vida. Já aqueles que começam agora a escrever código para o Android têm uma plataforma baseada em Linux com todas as características que o sistema operacional oferece.

De acordo com a pesquisa, 31% dos desenvolvedores de aplicativos móveis têm foco em várias plataformas simultaneamente. Do total de pesquisados pretendem fazer isso já nos próximos seis meses. Com isso, ganham os usuários que não utilizam o superhype sistema da Apple mas querem que seus smartphones tenham acesso a um mercado de aplicativos minimamente decente, o que tem acontecido com o Android aos poucos.

Não custa lembrar que a AdMob foi comprada em novembro de 2009 pelo Google. Ou seja, a pesquisa pode ser observada, mas com certa desconfiança, uma vez que trata de um produto desenvolvido por eles mesmos.

[via Examiner]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabrício De Lucca
"Programadores de iPhone OS têm o Software Development Kit (SDK; kit de desenvolvimento de software) para facilitar a vida. Já aqueles que começam agora a escrever código para o Android têm uma plataforma baseada em Linux com todas as características que o sistema operacional oferece." Esta informação está incompleta, porque o Android também tem o seu SDK, que se integra com as IDEs Eclipse e NetBeans. No Android programa-se em java puro e, ainda é possível chamar código nativo escrito em C. E, mais importante, programar para Android é mais barato, pode-se desenvolver o aplicativo ou jogo em qualquer PC. Já para iPhone, é preciso comprar um Mac.
@bruno_gall
O legal que o Android vai ter como competir com a Apple! \o/
Patola
á aqueles que começam agora a escrever código para o Android têm uma plataforma baseada em Linux com todas as características que o sistema operacional oferece. Nossa, que mentira deslavada. Não é uma crítica ao sistema Android, mas uma constatação: o kernel Linux dele já é altamente modificado, mas o que torna ele realmente diferente de outros sistemas linux é que ele tem só o kernel (o núcleo), não o resto, nem mesmo a biblioteca-base glibc. Não tem as APIs gráficas, não tem os mesmos sub-sistemas de streaming, notificações, som, etc... Nenhum programa do Linux pode ser recompilado direto pro Android. Se for texto, geralmente tem que ser modificado e se for gráfico, praticamente tem que ser reescrito. No Maemo 5 - o sistema do Nokia N900 - aí sim, temos um Linux como os de Desktop, "com todas as características", incluindo dbus, pulseaudio, upstart, X11, GTK+, QT, glibc, libstdc++, python e perl nativos, etc. Para a maioria das aplicações, recompilar para ARM já faz o software funcionar no Maemo. Veja que só estou analisando o trecho "com todas as características". Não estou criticando o Android, que pode até ter APIs e sub-sistemas melhores que o Linux "de mesa" (não conheço o suficiente pra dizer).
Alexandre
pelo visto as desenvolvedores estao querendo um "porto seguro" para seu produto, haja vista que nas ultimas semanas tem saido noticias de apps retirados da lojinha da apple por "n" motivos. como diz o ditado "o seguro morreu de velho"