Início / Arquivos / Celular /

70% dos desenvolvedores de apps para iPhone OS vão lançar versões para Android, indica pesquisa

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Agora que a plataforma Android, do Google, começa a ganhar maior participação de mercado, desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis começam a planejar o desenvolvimento de apps para o sistema operacional. De acordo com uma pesquisa da empresa de publicidade móvel AdMob, 7 em cada dez desenvolvedores de apps para o iPhone OS pretendem lançar os mesmos programas no Android.

A grande dificuldade desses programadores é recriar as mesmas funcionalidades de um aplicativo para o sistema do iPhone e do iPod Touch no Google Android, cujo ambiente de desenvolvimento é completamente diferente. Programadores de iPhone OS têm o Software Development Kit (SDK; kit de desenvolvimento de software) para facilitar a vida. Já aqueles que começam agora a escrever código para o Android têm uma plataforma baseada em Linux com todas as características que o sistema operacional oferece.

De acordo com a pesquisa, 31% dos desenvolvedores de aplicativos móveis têm foco em várias plataformas simultaneamente. Do total de pesquisados pretendem fazer isso já nos próximos seis meses. Com isso, ganham os usuários que não utilizam o superhype sistema da Apple mas querem que seus smartphones tenham acesso a um mercado de aplicativos minimamente decente, o que tem acontecido com o Android aos poucos.

Não custa lembrar que a AdMob foi comprada em novembro de 2009 pelo Google. Ou seja, a pesquisa pode ser observada, mas com certa desconfiança, uma vez que trata de um produto desenvolvido por eles mesmos.

[via Examiner]