Para alcançar as metas da Anatel, a Vivo se juntará com as concorrentes Oi e TIM para expandir a cobertura 4G no Brasil. Atualmente, Oi e TIM já possuem parceria e usam o RAN Sharing, nome dado ao compartilhamento de infraestrutura de redes móveis.

Informações levantadas pelo Mobile Time mostram o interesse da Vivo em participar do mesmo projeto. Embora a Vivo não tenha anunciado nada a respeito publicamente, Oi e TIM confirmaram ao noticiário o acordo, que já foi submetido à Anatel e aguarda parecer favorável do Conselho Diretor da agência.

antena-celular

A maior vantagem do compartilhamento é que o custo de implementação de rede cai de maneira significativa. “Estamos trazendo a Vivo também para o acordo de RAN Sharing, que você consegue fazer mais com menos dinheiro”, afirmou o diretor de rede fixa e transporte da TIM ao Mobile Time. A Claro não manifestou interesse em participar do projeto, embora a operadora tenha feito um acordo similar com a Vivo com prazo de três anos.

A entrada da Vivo tende a beneficiar mais Oi e TIM do que o contrário. Atualmente, a operadora espanhola possui 161 municípios brasileiros cobertos com a frequência de 2.600 MHz, número longe de ser atingido pela concorrência. As operadoras que arremataram os lotes nacionais de frequência 4G precisam cobrir todos os municípios com mais de 200 mil habitantes até dezembro de 2015 – são 136 cidades no total.

É válido lembrar que o acordo de compartilhamento de infraestrutura será feito apenas para a faixa de 2.600 MHz. Por causa disso, a rede 4G da TIM na frequência de 1.800 MHz não será compartilhada com as demais operadoras e não cumpre o cronograma estabelecido pela Anatel. A TIM está fazendo um refarming de sua rede 2G e usando a frequência para expandir a cobertura LTE, que deve atingir 400 municípios até o fim do ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados