A internet está revolucionando o mercado televisivo, e a oferta de conteúdo por streaming cresceu bastante na última década. Uma pesquisa feita pela comScore, com 8.376 pessoas de seis países, detectou que o público latino-americano passa mais tempo assistindo a vídeos digitais do que TV aberta.

O estudo foi encomendado pela agência IMS e trouxe à tona alguns dados interessantes: 73% dos entrevistados brasileiros afirmaram assistir à TV aberta, enquanto 82% também consomem conteúdo via streaming. O número é ligeiramente maior que a média da América Latina, onde 70% veem TV aberta e 81% usam plataformas de vídeo on-demand.

Screen Shot 2015-11-04 at 17.19.19
Screen Shot 2015-11-04 at 17.19.47
Screen Shot 2015-11-04 at 17.19.32

Não é só a disponibilidade do streaming que está maior: os latino-americanos gastam um total de 13,2 horas semanais assistindo a vídeos por streaming, contra apenas 5,4 horas na TV tradicional. A pesquisa detectou que as transmissões de TV paga também estão acima da TV aberta, refletindo uma busca maior por conteúdos alternativos.

O dispositivo de maior presença com acesso a conteúdos digitais é o smartphone com conexão à internet, tido por 87% de todos os entrevistados. É a principal fonte de vídeo considerando o tempo médio gasto por semana: são 5,2 horas por semana, seguido de TV conectada a internet e laptop, com 4,9 horas. É importante considerar que os usuários preferem assistir a vídeos mais curtos no celular e mesmo assim o consumo nessa plataforma é maior quando o usuário está em casa.

Outro estudo da Millward Brown confirma que a TV aberta está perdendo força: dados globais indicam que o espectador médio atual dedica 204 minutos por dia para assistir a vídeos, sendo esse tempo dividido igualmente entre conteúdos televisivos e plataformas online.

As empresas produtoras de conteúdo já parecem cientes da perda de popularidade da TV tradicional. A HBO anunciou que irá lançar sua plataforma de streaming para quem não tem TV por assinatura a partir de 2016. A própria Globo aposta nesse mercado com o lançamento do Globo Play, que permite inclusive assistir ao canal ao vivo em determinadas localidades.

Você também consome mais conteúdo por streaming do que TV aberta?

A TV do futuro

029-3

A TV vem perdendo espaço na vida das pessoas. O aparelho, que costumava ser um símbolo de reunião familiar, é visto pelas gerações mais novas apenas como uma tela gigante, desimportante perto de tablets e smartphones. A verdade é que o televisor precisa ser reinventado. Consumimos conteúdo juntos, mas cada um em sua própria tela. Então qual é o papel da tela grande?

Batemos um papo sobre o assunto no Tecnocast 029. Dê o play!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados