As crianças já escolheram o presente de Natal para 1985. Você não vai mais precisar de estradas para chegar ao seu destino a partir deste mês! A empresa japonesa de jogos eletrônicos Nintendo trouxe para a América o aparelho de videogame Nintendo Entertainment System, que já está sendo conhecido no Brasil como Nintendinho.
Lançada no Japão em 1983 com o nome de Famicon, a versão original do Nintendinho foi um sucesso de vendas e agora chega oficialmente em nosso continente. Em Nova Iorque, foram disponibilizadas 50 mil unidades da novidade, totalmente re-desenhada para a versão americana, trazendo consigo a tecnologia 8-bits, que torna os jogos eletrônicos ainda mais encantadores. Caso seu aparelho televisor tenha saída de vídeo composto NTSC, a experiência é ainda melhor!
Jogo do famoso encanador Mario estará disponível no NES
Há pouco mais de um ano, em junho de 1984, Hiroshi Yamauchi apresentou o novo conceito durante a feira Consumer Electronics Show e disse que o considera um potente centro de entretenimento — por curiosidade, o aparelho resulta de uma tentativa falha da Nintendo de fechar parceria com a Atari, que se recusou a unir suas forças por já estar trabalhando em um console de videogame próprio.
Nas especificações técnicas, está o processador 8-bits da Ricoh e cinco canais sonoros. Considere também uma paleta cromática de até 48 cores, 25 em uma varredura (desconsiderando o de-emphasis!) e até 64 sprites por vez na tela. A memória, de 2 KiB, poderá ser expandida dependendo do modelo do cartucho adquirido, e a tecnologia bank swifting permite a expansão da ROM, originalmente com 48 KiB.
Como não poderia deixar de ser, a própria empresa nipônica promete uma nova aventura de seu personagem principal, o encanador Mario, para estrear seu novo eletrônico, e outras grandes distribuidoras, como Capcom e Konami, também devem entrar cedo nessa dança. Será que o SEGA Master System vai agüentar?
Este post faz parte da nossa homenagem ao filme De volta para o Futuro.