Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Firefox terá indicador e silenciador de áudio em abas, afirma Mozilla

Firefox terá indicador e silenciador de áudio em abas, afirma Mozilla

Emerson Alecrim Por

Desde o início de 2014, o Chrome usa um pequeno ícone para apontar quais abas estão reproduzindo áudio. É uma mão na roda para descobrir que página começou a tocar aquele som irritante. Se você sentia falta de algo do tipo no Firefox, eis uma boa notícia: a Mozilla promete uma função semelhante no navegador.

Firefox

A informação foi dada por Ehsan Akhgari, desenvolvedor da Mozilla, ao VentureBeat. Além de denunciar as abas barulhentas, o recurso permitirá ao usuário silenciar a página rapidamente — bastará dar um clique sobre o ícone de som.

O assunto vem sendo pautado pela Mozilla pelo menos desde 2009, mas os desenvolvedores sempre esbarraram na dificuldade de identificar áudio oriundo de aplicações em Flash. É bem provável, portanto, que você tenha ouvido falar de um plano semelhante em alguma ocasião.

Segundo Akhgari, o recurso já está sendo criado, mas não há prazo para a sua disponibilização nas versões finais do Firefox. Antes, há falhas e outras pendências no Gecko (motor de renderização do navegador) que precisam ser resolvidas.

Outro fator que pesa para a demora é a decisão de incluir o “silenciador” de abas (função que o Chrome ainda não tem, não por padrão): a Mozilla quer disponibilizar as duas funcionalidades juntas.

A Mozilla ainda não decidiu como o indicador de áudio aparecerá nas abas, mas mockups montados pela organização dão uma ideia de como pode ficar a exibição.

Mockups - Firefox

Enquanto o recurso não chega, os usuários do Firefox podem recorrer a extensões com a mesma função, como a Noise Control. Elas não são perfeitas, mas quebram um galho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson
Para quando o Porn vem alto....
neves768
Já tinha isto desde o inicio do ano As novas funções do Firefox chega primeiro no Firefox Developer Edition ;D
Raphael Silva
De 10 usuários, 1 e olhe lá usaria essa função...
Guilherme Brcontainer
Só falta o 64bit sair do beta e dividir os processos pra cada aba por exemplo (eles já tem tal recurso, mas é totalmente experimental e ainda vai demorar um pouco de concluir todos testes).
Guilherme Brcontainer
Não está fácil ainda porque provavelmente ainda está em testes ou tem alguma falha de funcionamento, o GoogleChrome só libera 100% quando eles veem aceitação dos usuários "betas" ou "alpha" (voltado só pra desenvolvedores).
Leandro
Até que enfim. Ia voltar para o Firefox e justamente pela falta desse recurso, permaneci no Chrome. Quando sair, eu volto.
Rodolpho Freire
Uma função tão útil como essa devia estar acessível de uma forma mais fácil, valeu pela dica.
David Matheus
Depende, às vezes tô vendo um vídeo e fazendo uma chamada pelo Skype e tem uma música tocando e pá... É meio inútil, mas uma hora ou outra eu vou precisar, sei disso! kkk
Diego Vieira
Com qual benefício? ouvir 3 abas ao mesmo tempo com volumes diferentes?
David Matheus
Aplaudirei de pé o primeiro navegador que implementar um controle de volume individual pra cada aba, não só podendo silenciar, como também abaixar e aumentar o volume.
Dio
Show de bola meninos
Emerson Alecrim
Renato, o Chrome já tem uma função do tipo, só que não é ativada por padrão. Digite chrome://flags/ na barra de endereços e procure ali a opção #enable-tab-audio-muting. Ative-a e reinicie o navegador. Daí é só clicar no ícone de áudio para deixar a aba muda :)
Melo
Pra mim o Firefox é o melhor Browser.É completo,está consumindo menos Memória Ram e com muitos recursos.
Louis
Prático.
Renato Mendes
Perfeito.Nunca entendi o porque do chrome não ter implementado isso antes. Eu mesmo instintivamente clicava no ícone do áudio na aba esperando que ela silenciasse, e nada. Algumas páginas são dificílimas de localizar o mute do player, isso quando ele existe.