Início / Arquivos / Internet /

Twitch também vai deixar de usar Flash

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Não que alguém duvidasse, mas o Flash está mesmo morrendo lentamente. Vários serviços estão, aos poucos, trocando o formato por tecnologias mais recentes. O YouTube é o exemplo mais notável: o serviço usa HTML5 por padrão para exibir vídeos desde o início do ano. Agora é a vez do Twitch seguir pelo mesmo caminho.

É uma transformação impactante. O Twitch é o mais popular serviço de gameplay da atualidade, superando 100 milhões de acessos por mês. O objetivo é facilmente presumível: melhorar o desempenho das transmissões e, principalmente, oferecer mais segurança.

Novo player do Twitch

Novo player do Twitch

O Flash tem um longo histórico de falhas. As mais recentes foram reveladas no início do mês, quando a empresa de segurança Hacking Team foi hackeada (acredite se quiser). Os dados vazados no ataque revelaram vulnerabilidades graves no Flash descobertas pela Hacking Team. O problema foi tão sério que a Mozilla bloqueou o Flash no Firefox, só liberando o plugin depois que a Adobe soltou as correções.

Esses bugs fizeram até Alex Stamos, diretor de segurança do Facebook, ficar irritado: o executivo chegou a dizer que a Adobe deveria definir uma data para descontinuar o Flash definitivamente. A rede social ainda exibe vídeos no formato, mas também está trabalhando para passar tudo para HTML5.

No Twitch, a mudança será gradual. Inicialmente, o serviço passará a utilizar controles em HTML5 e JavaScript no player. O streaming em si continuará sendo feito via Flash, mas por pouco tempo: segundo a empresa, esse é apenas o primeiro passo para as transmissões serem executadas totalmente em HTML5.

A mudança também será gradual para os usuários. Se a sua conta ainda não recebeu a novidade, basta esperar.

Com informações: The Verge