Claro anunciou 3G durante muito tempo.
Claro anunciou 3G durante muito tempo.

Em tempos de popularização do acesso à internet, a operadora de telefonia Claro decidiu que não vai mais oferecer planos de dados por meio da rede 3G. Pelo menos é isso o que os atendentes da empresa dizem quando algum cliente liga para a central de atendimento querendo assinar o serviço

Ao telefonar para o número 1052 e pedir mais informações sobre as formas de utilizar o 3G da Claro, consumidores são surpreendidos com a informação de que a empresa suspendeu a comercialização do 3G desde o início de março. Além disso, os funcionários da operadora afirmam categoricamente que não sabem quando ou se o serviço voltará a ser oferecido.

Questionado sobre como ter banda larga para notebook (com minimodem) na região do Rio de Janeiro, um atendente disse que a melhor opção é assinar um plano de 150kbps com limite de consumo de 5GB mensais pela bagatela de R$ 119,90. A tecnologia disponível para contratação do plano seria GPRS/EDGE (que são redes consideradas 2G e 2,5G, respectivamente).

Quando perguntei se o 3G não seria mais rápido que o GPRS/EDGE, o funcionário confirmou que é “muito mais rápido, com certeza”, mas que mesmo assim não poderia oferecer tal modalidade de conexão banda larga.

O 3G estaria suspenso tanto para conexões em notebooks como em planos de dados para celular, que não podem mais ser contratados. Em outra ligação, pedi que o pacote de dados 3G do meu celular, limitado ao consumo de 40MB mensais, fosse aumentado para pelo menos 200MB por mês. No entanto, a funcionária da Claro disse que poderia fazer a alteração, mas o pacote passaria a não ser mais 3G porque o serviço não é comercializado no Brasil.

Eu entrei em contato com a Claro, que negou que a oferta do serviço de conexão em alta velocidade tivesse sido interrompida para novos clientes.

“A Claro oferece a tecnologia 3G desde novembro de 2007 e atualmente disponibiliza oitoplanos de Banda Larga, sendo seis pós-pagos, com franquias de 100 MB, 250 MB, 500 MB, 1 GB, 3 GB e 5 GB; e dois pré-pagos, de 1 e 7 dias, todos com velocidade de até 1 Mbps.”, respondeu a Claro.

Com essa informação em mãos, tentei novamente saber mais sobre os planos 3G da empresa de telecomunicações, mas os atendentes insistem que o 3G da Claro não está mais disponível para assinatura.

Reprodução do site da Claro com informações sobre banda larga 3G.
Reprodução do site da Claro com informações sobre banda larga 3G.

O site da Claro continua mostrando que o cliente pode assinar banda larga 3G para notebooks por meio de minimodem, como você pode ver na imagem acima.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados