Botões à esquerda: heresia?

Apesar de inicialmente ter deixado uma boa impressão, o novo visual do Ubuntu passou longe de agradar a todos os fãs do sistema operacional. Alguns linuxatos, incluindo membros de sua equipe de desenvolvimento, resolveram implicar com um pequeno detalhe no tema Light, que normalmente passaria despercebido para a maioria dos usuários comuns, para fazer uma tempestade num copo d´água: agora os botões de controle das janelas são alinhados à esquerda, como no Mac OSX. Assim, alguns começaram a fazer uma campanha para devolvê-los a seu lugar de direito, à direita (ops).

Tamanha choradeira fez com que o open stevejobs Mark Shuttleworth, presidente da Canonical Software e “dono” do Ubuntu, subisse nas tamancas e respondesse aos revoltos, colocando-os em seu devido lugar:

Todos nós fazemos o Ubuntu, mas ninguém o faz por completo. Em outras palavras, nós delegamos funções. Existe um time responsável por tomar decisões relacionadas ao kernel, e ninguém mais pode opinar a respeito do assunto a não ser que faça parte desta equipe. Vocês podem encontrar bugs, fazer comentários e se engajar, mas não aceitaremos opiniões de gente de fora. Por exemplo, existe um time responsável pela segurança, e eles enxergam uma série de coisas que normalmente nós não veríamos. Temos uma série de processos para nos ajudar a delegar trabalhos da maneira correta, mas fazer parte de uma comunidade aberta não é a mesma coisa do que falar o que quiser sobre qualquer coisa. Não, isso não é uma democracia. Um bom feedback, bem fundamentado, é sempre bem-vindo. Mas não faremos votações a respeito de decisões de design“.

Não sei vocês, mas minha fé na próxima geração do Ubuntu acabou de ficar um pouco mais forte. [Download Squad]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@renanferrari2
Exato. Não curti os botões à esquerda, mas concordo plenamente com o que o cara disse.
Carlos
E isso aí..... Estão privatizando o software livre... Boa a decisão... Mas péssima postura...
Helen Fernanda
Bota linuxatos nisso! O sistema é aberto, quem estiver insatisfeito muda de lugar em sua própria máquina, simples assim.
Wyliam
Fazer parte do time oficial que toma as decisões é diferente de dar uma opinião. Quem não quer os botoões no lado esquerdo, vai no gconf-editor e simplesmente muda.
Carlos
Melhor removê-los, pois parece que esses botões são muito confusos e geram problemas mentais... usar tecla de atalho é mais fácil, ou como segunda opção radicalizar e modernizar utilizando comandos de voz.......rsrs...
Carlos
"o open stevejobs Mark Shuttleworth" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA........ Que tempestade num copo d'água pra um sistema aberto, ora, se está insatisfeito há maneira simples de alterar... Queria ver se tal mudança acontecesse em um sistema pago... Quer saber? não me interessa se o sistema é laranja, marrom ou roxo, me interessa que funcione bem e tenha bom suporte, o que a Canonical faz muito bem. Para os "linuxatos" eu colocaria os botões espalhados aleatoriamente pela janela, ou quem sabe na barra inferior? Ou nenhum botão? Só nas teclas de atalho... rsrs
wellington
gostei da atitude do mark. isso aqui não é uma democracia ! alisson, discordo d vc : nós temos o direito de opinar sim. o que não temos é o direito de exigir e querer impor nossas vontades. o uindous é pago, vai reclamar p ver se eles vão lhe atender ! vlw.
Alisson melo
Já tem um ditado que Diz: Se quer que uma coisa saia bem feita, faça você mesmo.Não temos direito de opinar,nós nem pagamos por isso!
Marcos André
É legal sim.. eu estou rodando a ultima versão estável, a 9.10.. la no site do ubuntu tem pra baixar.. e vc pode instalar ele dentro do seu SO.. [eu estou rodando ele instalado dentro do windows.. na inicialização aparece um menu pedindo pra escolher em qual dos sistemas eu quero logar.. isso sem particionar o HD nem formatar nada..] Eu sou usuário do windows e acho que falta muito ainda pra poder pensar em mudar de sistema operacional.. mas de qualquer forma as vezes eu passo alguns dias usando o ubuntu. Gosto do conceito dele de não ter nada instalado no sistema, e baixar e instalar quando eu clicar no icone pra rodar um determinado aplicativo..
Marcos
...Nunca rodei um Linux...será que é legal?...
Rafael Avelino
Bem feito para esses chatos que acham que nunca está bom,sempre querer melhorar é bom mais para eles nunca melhora sempre tem algo que não agrada como coisas fúteis é preciso só se acostumar...
Micael
Indeed!
bigkax
Para quem quiser meter os botões de Minimizar, Maximizar e fechar do lado direito, corra este comando na consola : gconftool-2 –set “/apps/metacity/general/button_layout” –type string “:minimize,maximize,close”
Anderson Lima
Meu outro computador tem Ubuntu. Realmente prefiro os botões do lado direito, mas como tudo é alterável no linux, não há problema.
Tonisley
kkkkkkkkkkkkkkkkkk Escrevi errado: é alinhados e não aliados.
Exibir mais comentários