Tecnologia da Samsung promete dobrar a capacidade das baterias

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Tela, câmera, processador, sensores. Esses e outros itens que equipam nossos smartphones evoluíram substancialmente nos últimos anos, com exceção da bateria. Mas soluções vêm sendo prometidas. Uma delas foi divulgada recentemente pela Nature: uma tecnologia da Samsung que pode praticamente dobrar a autonomia do componente.

No cenário atual, a indústria recorre a técnicas diversas para diminuir o consumo de energia e, sempre que possível, ao aumento das dimensões das baterias para fazê-las durar mais. Mas são medidas paliativas. Somente a mudança da tecnologia é que pode trazer avanços significativos.

A pesquisa realizada pela Samsung leva esses aspectos em conta. A técnica desenvolvida faz a autonomia da bateria quase dobrar sem, no entanto, elevar as dimensões físicas do componente. Na verdade, a tecnologia pode até permitir a construção de baterias compactas para dispositivos vestíveis, por exemplo, mas com autonomia em um patamar aceitável.

Para tanto, a companhia recorreu à aplicação de ânodos de silício. A indústria sabe há tempos que esse material pode aumentar a capacidade de armazenamento de energia das baterias, mas uma séria limitação sempre impediu a implementação da ideia: o silício se expande perigosamente entre os ciclos de carga e descarga.

O que Samsung fez, na verdade, foi encontrar uma solução para esse problema. Para evitar mudança de tamanho, os pesquisadores revestiram o silício com camadas de grafeno (as “ondulações” destacadas nas figuras abaixo). O material, que tem entre suas propriedades excelente condutividade elétrica e resistência, se mostrou capaz de impedir que o silício se expanda exageradamente.

Samsung - bateria com camada de grafeno

Nos testes, os resultados foram convincentes. A Samsung conseguiu criar uma bateria de íons de lítio com ânodo de silício fazendo a densidade de armazenamento ficar 1,8 vez maior que nas baterias atuais, sem aumentar o tamanho físico do dispositivo ou diminuir os níveis de segurança. Após 200 ciclos de recarga, a capacidade de armazenamento caiu, mas se manteve uma vez e meia maior que no padrão atual.

Quando e se a tecnologia chegará ao mercado? Não dá para saber ao certo, afinal, mais testes e estudos são necessários para se ter certeza da viabilidade da ideia. Mas a expectativa é de que a Samsung lance dispositivos com esse tipo de bateria a partir de 2017 (de repente, começando pelo Galaxy S8, vai saber).

Com informações: IBTimes

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados