O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) mandou a Claro suspender a propaganda da promoção que oferece Facebook, Twitter e WhatsApp sem desconto da franquia de dados. A medida ocorreu depois de uma reclamação da TIM, que argumentou que a promoção da concorrente não é “grátis” como informado nas peças publicitárias.

Segundo a TIM, a Claro não pode divulgar que a promoção é gratuita porque o assinante deve pagar pelo serviço. A TIM possui uma oferta semelhante no plano Controle WhatsApp, que fornece “WhatsApp sem descontar da sua internet“. Depois da notícia, a Claro mudou a propaganda, adicionando a mensagem “dentro da franquia“ e letrinhas minúsculas, como mostra o antes e depois:

promocao-claro-1
promocao-claro-2

Não é incomum que uma operadora denuncie outra no Conar: segundo os números do conselho, 29,2% das reclamações partem dos próprios associados. A Claro, inclusive, foi a empresa que mais recebeu “condenações” do Conar em 2014, com seis processos, segundo o Meio & Mensagem. O Conar não é ligado ao governo e não pode multar as empresas, mas as recomendações da entidade costumam ser respeitadas no meio publicitário.

A promoção da Claro já era bastante controversa, como noticiamos na semana passada. O regulamento informava que havia um limite de franquia de 50 MB (pré-pago e controle) ou 500 MB (pós-pago) para acessar as redes sociais “gratuitamente”. Além disso, a promoção estranhamente não valia para o aplicativo oficial do Twitter; teoricamente, era necessário acessar o m.twitter.com para obter o benefício.

No entanto, nos últimos dias, a Claro decidiu silenciosamente (?) mudar o regulamento da promoção (?), como notou o Gizmodo Brasil. O texto da Claro está mais claro e não estabelece mais um limite máximo de navegação gratuita no Facebook, Twitter e WhatsApp para os pacotes de internet mensais. A Claro também liberou no regulamento o aplicativo móvel do Twitter e o recém-lançado Facebook Lite.

A Claro disse ao jornal O Globo que está analisando o processo do Conar e prestará os esclarecimentos necessários. Entramos em contato com a TIM, que ainda não se manifestou sobre o caso.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados