Skype for Web

Você não precisa mais depender de um cliente em seu computador para usar o Skype. No início do mês, a Microsoft liberou a versão web do serviço nos Estados Unidos e Reino Unido. Nesta segunda-feira (15), a novidade chegou para usuários do mundo todo.

O Skype for Web, como é chamado, surgiu como beta no final de 2014. Na ocasião, somente usuários convidados podiam testá-lo. Na atual fase, o serviço permanece como beta, mas conta com várias melhorias e, claro, deixou de exigir convites.

Um dos acréscimos é o suporte a múltiplos idiomas, inclusive português do Brasil (você pode alterar a língua no canto esquerdo inferior). Outro é a ferramenta de busca que permite encontrar contatos com mais facilidade. O serviço também é capaz de mostrar notificações mesmo quando você estiver em outra página ou janela, desde que haja permissão (a autorização é solicitada no primeiro acesso).

Mas o que interessa mesmo são as conversas via vídeo e voz. Em um rápido teste, tive a impressão de que a qualidade das transmissões fica próxima do que é oferecido pelos aplicativos do Skype.

Neste ponto, convém ressaltar que o Skype for Web exige a instalação de um plugin no navegador para fazer transmissões, do contrário, só será possível acessar o chat por texto do serviço.

Skype for Web

Você também notará que alguns recursos estão ausentes, como envio de arquivos, compartilhamento de telas e gerenciamento de contatos, mas a Microsoft promete disponibilizar as funções faltantes (ou boa parte delas, pelo menos) nas próximas atualizações.

Para usar o Skype for Web, basta acessar o enderenço web.skype.com. Pode ser que o serviço ainda não esteja disponível para você, mas não deve demorar muito para todas as contas terem a opção.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados