A BlackBerry vem resistindo bravamente no segmento de dispositivos móveis. Mas é provável que a companhia esteja, finalmente, considerando unir-se ao “inimigo” para aumentar a sua participação no mercado (ou manter-se nele): segundo reportagem da Reuters, poderemos ter smartphones da marca rodando Android em um futuro não muito distante.

BlackBerry Leap

Não é a primeira vez que essa possibilidade é levantada. Mas, pelo menos em suas declarações à impressa, a BlackBerry sempre mostrou resistência à ideia. Fontes próximas à empresa consultadas pela Reuters afirmam, entretanto, que agora as chances de a BlackBerry aderir ao Android são realmente grandes. Talvez seja por esse motivo que a companhia preferiu o silêncio ao ser convidada a comentar o assunto.

O plano da BlackBerry, de acordo com as fontes, é direcionar mais esforços à plataforma de gestão de dispositivos móveis BlackBerry Enterprise Service (BES) e a outros serviços corporativos.

Tal manobra colocaria o sistema operacional BlackBerry 10 em segundo plano. Não que a empresa esteja cogitando abandoná-lo no curto ou médio prazo, mas essa versão foi lançada em 2013 e, hoje, a sua penetração no mercado não passa de 1%. Tudo indica que são os serviços que estão mantendo a BlackBerry em pé.

BlackBerry com tela curvada

Smartphones BlackBerry com Android não significariam “rendição total”. Segundo uma das fontes, o plano é fazer com que os aparelhos tenham recursos exclusivos do BlackBerry 10 e integração de fábrica com os serviços da companhia – BlackBerry Messenger, BlackBerry Hub, entre outros. Dá até para pensar em uma loja de aplicativos exclusiva.

Outra possibilidade: ainda há muita gente que prefere teclados físicos em smartphones, principalmente pessoas que usam o dispositivo para trabalhar. Esse é um segmento muito pouco explorado no universo do Android, logo, a BlackBerry poderia aproveitar a sua experiência com esse tipo de produto para oferecer opções ao nicho.

Ao menos por enquanto, tudo continua como está. A BlackBerry não comentou o assunto, mas informou que permanece comprometida com o BlackBerry 10. Já há até rumores sobre a chegada de um sucessor do inusitado BlackBerry Passport.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Neto Mendez
Eric Schmidt, presidente do google usa um blackberry e não um android. Eu uso blackberry desde o meu primeiro Smartphone e nunca tive a necessidade de trocar por outra plataforma.
jairo
Não tenho interesse no Android, mas que a BB cresça
F. S.
Tá satisfeito com o sistema e quer que ele seja trocado pelo Android?
F. S.
Teu nome não é a toa...
Maxnoob
o_o
F. S.
Tirando a Motorola, nenhuma grande fabricante usa a AOSP... E a Samsung, maior delas, não chega nem perto... Então seu conceito tá bem infundado.
Maxnoob
Exatamente por isso.... Pera aí, onde mencionei a Play Store?
F. S.
Ser AOSP e ter Play Store são duas coisas bem diferentes.
Tiago Coimbra de Araújo
Apenas para não restar dúvida alguma... aqui esta a resposta dada pela própria BlackBerry sobre o assunto: “Nós não comentamos sobre rumores e especulações, mas nós permanecemos comprometidos com o sistema operacional BlackBerry 10, que proporciona benefícios de segurança e de produtividade que são incomparáveis“. Pronto... Prestem atenção nas palavras: "Rumores" e "Especulação". Depois vejam os planos para o sistema BB OS 10: "permanecemos comprometidos com o sistema operacional BlackBerry 10". É simples assim... RSrsrsrsrsrsrsrsrs
Thyago Freitas
Tudo que eu consegui foi ler "bla bla bla só serve pra 10 pessoas no planeta". Se a BlackBerry quer viver, tem que lucrar, e claro que a venda de smartphones com o BB10 não tá dando lucro. So...
Tiago Coimbra de Araújo
Não contavam com a sua astúcia Rsrsrsrsrsrs
Tiago Coimbra de Araújo
Sim claro, se você prefere chamar assim, então sou fã boy BlackBerry com muito orgulho... E tudo o que escrevi é verdade, essas pessoas citadas e as empresas que citei também são "fã boys da BlackBerry". :D
SemPapasNaLíngua
E eu achava que fanboys da BlackBerry tivessem sido extintos em 2010 com o fim dos Curve Violeta que as piriguetes adoravam.
Leon
Agora SIM!!! :D
jairo
Será interessante , tomara que decole , sou usuário do BB10 e estou muito satisfeito.
Exibir mais comentários