Início » Arquivos » Aplicativos e Software » É o fim do Skype com interface touch no Windows: Microsoft vai unificar aplicativos

É o fim do Skype com interface touch no Windows: Microsoft vai unificar aplicativos

Paulo Higa Por

Nos últimos anos, os usuários do Skype tinham duas opções principais para bater-papo pelo Windows: a primeira, usando o aplicativo com interface moderna, que está disponível na Windows Store e vem embutido no Windows 8.1; a segunda, baixando a versão para desktop. A partir de 7 de julho, a confusão acaba: a Microsoft anunciou nesta quinta-feira (11) que vai unificar os softwares.

A morte do aplicativo do Skype com interface otimizada para telas sensíveis ao toque é um preparativo para a estreia do Windows 10, em 29 de julho. Diz a empresa: “Com o lançamento do Windows 10 para PCs, faz sentido usar o aplicativo do Skype otimizado para mouse e teclado, também capaz de suportar comandos de toque, em vez de dois aplicativos separados que executam a mesma função“.

skype-modern

Quem tentar usar o Skype com interface moderna a partir de 7 de julho será automaticamente direcionado para a página de download da versão para desktop. Como o Skype armazena seu histórico de conversas na nuvem, as mensagens dos últimos 30 dias também estarão no novo aplicativo. A mudança, claro, não se aplica aos tablets com Windows RT, que não rodam o Skype para desktop.

Para antecipar a migração, você pode baixar a versão do Skype para desktop nesta página.

Mas o The Verge levanta um ponto importante: a Microsoft vai unificar o Skype para Windows, mas o aplicativo não será universal, ou seja, rodará apenas na área de trabalho; nada de compatibilidade com Windows 10 Mobile. Por quê? Talvez porque muitos usuários ainda usam Windows 7 em seus computadores — e eles não conseguiriam rodar um aplicativo universal do Skype.

Os aplicativos universais são uma das grandes apostas para fortalecer o ecossistema do Windows nos smartphones, que ainda recebe novidades depois das outras plataformas. Mas essa decisão da Microsoft, que pode muito bem ser seguida por outros desenvolvedores, não é um sinal muito bom para o futuro do Windows Mobile.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Henrique
Eu queria que o botão "Fechar" fizesse isso
Davi Lukato
Daqui uns tempos eles "matam" o Skype e mudam o nome pra Microsoft Time ou Microsoft Chat kkkk
Vitor Mikaelson
Esperando que façam estes retoques nas próximas semanas :/
Joaomanoel
É só clicar com o botão direito na barra de tarefas que tem o "sair do skype".
jairo
Nossa , desconhecia esta falta de recursos, pensei que fossem lançar "o navegador" , pelo jeito continuará sendo um bom chrome downloader.
Manoel Antônio
Me considero um grande fã e entusiasta da Microsoft. Vivo num mundo cercado por produtos Microsoft, um ecossistema que funciona bem integrado. Mas, depois dessas pisadas na bola da empresa, tô pensando em desfazer de tudo. A começar pelo tablet Surface 2 e Lumia 920. Vendo o tablet por R$ 1.700 e smartphone por R$ 900,00. Os próximos serão Touch Mouse, keyboards, leitor de impressão digital, Life Cam Studio (webcam), Xbox1, Lumia 730 Windows 8.1, Office 2010 Home Student, games para Xbox360... Tudo original, óbvio! Alguém interessado?
Gustavo Hofer
skype é zuado sem sincronizar com o facebook
Vitor Mikaelson
Não sei bem como vai funcionar o Office, por que quando você entra nele, aparece a mensagem que para utilizar todas as funções no app, precisa de Office 365 (e eu tenho, então não sei o que será limitado na própria "limitação" já). Mas o OneNote completo é gratuito, e tem o OneNote Universal.......
Arlys Souza
Eu acho que é isso. Não faz muito sentido investir em Win32 a longo prazo. Mas como já disse, se for pra unificar, que pelo menos seja em algo melhor, e não uma bosta obrigatória.
kadug
Se a Microsoft quer unificar o Skype, espero que seja com um aplicativo modern, não com um Win32. Espero muito que seja uma decisão paliativa essa de matar o Skype modern.
Arlys Souza
Pra usar o Office completo, vc tem que pagar. O Office universal gratuito, é um quebra-galho. Talvez nem seja questão de esperar ficar super completo, mas sim de pelo menos ficar melhor que aquele outro metro. Se for pra lançar outra bosta, que deixe o que tá lá... Mas algo me deixou intrigrado relendo o texto: Eles falam de UNIFICAR o skype, e não de ELIMINAR um... Não tem como a gente saber o que a MS tá guardando pro futuro.
kadug
Realmente, pensando por este lado, faz sentido a MS matar a versão mais capada enquanto não lança um app universal do Skype (o que alguma hora deve acontecer, se a MS não perdeu o juízo de vez)
Vitor Mikaelson
Então se for assim, a MS não vai lançar mais apps universais e esperar apenas quando fica SUPER COMPLETO? Até Office é universal agora (e tem o outro mais completo).
Arlys Souza
Eu acho que o futuro são os apps universais, essa é a aposta da Microsoft, mas acho que, NO MOMENTO, é melhor deixar algo que funciona plenamente e trabalhar mais para lançar um Skype universal que consiga realizar todas as funções do desktop. Pra evitar preconceito dos usuários.
Arlys Souza
Mas eu acho que devem lançar uma versão universal no futuro. Acho que NESTE MOMENTO, optaram por tirar aquela caca do ar, que convenhamos, só mancha o nome do skype.
Exibir mais comentários