Início » Arquivos » Celular » As primeiras novidades do iOS 9

As primeiras novidades do iOS 9

Paulo Higa Por

apple-ios-9

A Apple anunciou as primeiras novidades do iOS 9 nesta segunda-feira (8), durante a conferência para desenvolvedores WWDC. Uma das principais mudanças está na assistente pessoal Siri, que ganha um recurso chamado Proactive, bem parecido com o Google Now: a partir da sua localização e outros dados contextuais, ela será capaz de fornecer informações em momentos oportunos.

Assim como no OS X, a fonte mudou: sai a Helvetica, entra a San Francisco

Assim como no OS X, a fonte mudou: sai a Helvetica, entra a San Francisco

O Proactive está onipresente no iOS 9 e considera seus hábitos de uso, sua localização e as informações armazenadas no seu aparelho para exibir alguns dados. Por exemplo, ao conectar um fone de ouvido ao seu iPhone, ele poderá sugerir uma playlist ou aplicativo de música. Se houver um evento próximo no calendário, o smartphone irá sugerir o horário em que você deve sair de casa, considerando a lentidão no trânsito.

A inteligência foi integrada a diversos aplicativos. No Mail, quando você começar a adicionar os destinatários ao seu email, ele irá sugerir pessoas relacionadas. Se você pesquisar por uma receita de bolo de chocolate, será possível abrir rapidamente o aplicativo de receitas. E, no Safari, você poderá pedir para que a Siri lembre posteriormente da página que você está lendo atualmente.

Spotlight mais inteligente: encontra notícias, locais, apps e pessoas com base no Proactive

Spotlight mais inteligente: encontra notícias, locais, apps e pessoas com base no Proactive

Mas o iOS 9 deverá ser útil especialmente no iPad, com a nova função de multitarefa: você poderá rodar dois aplicativos lado a lado (no entanto, a novidade será restrita ao iPad Air 2). O Picture in Picture, assim como na sua TV, permitirá que você assista a um vídeo no canto da tela enquanto faz outra coisa. A tela para alternar entre aplicativos foi redesenhada, e há suporte para novas teclas de atalho para quem usa teclado físico.

ios-9-3

ios-9-1

ios-9-2

ipad-com-teclado

O Mapas finalmente terá rotas por transporte público, mas o recurso funcionará inicialmente apenas em Nova York, Toronto, Londres, Chicago e outras cidades da China. Ele também encontrará restaurantes, bares e lojas, com direito a um recurso que sinaliza quando o estabelecimento suporta Apple Pay.

maps-transit

Por sua vez, o News é um aplicativo novo, que segue uma ideia parecida com a do Flipboard: você escolhe seus blogs preferidos, alguns tópicos de interesse, e ele irá mostrar notícias que lhe agradem. O News também suportará revistas (atualmente vistas no aplicativo Banca) e artigos da web com animações, vídeos e galerias de imagens.

news

O Notas, que era um aplicativo bem simples, aceitando apenas textos, ganhará anotações manuscritas, suporte a fotos do rolo da câmera e (até que enfim!) listas de tarefas.

notas-app-1

notas-app-2

Internamente, há melhorias no desempenho e consumo de bateria. Segundo a Apple, o iPhone 6 terá sua duração de bateria aumentada em 1 hora com o iOS 9. Em conjunto com o novo modo de economia de energia, a autonomia poderá ser até 3 horas mais longa. Para quem possui aparelhos com pouco armazenamento, boa notícia: em vez dos absurdos 4,6 GB necessários para instalar o iOS 8, o iOS 9 exigirá apenas 1,3 GB.

O que a Apple não anunciou, mas virá no iOS 9

Há outras pequenas mudanças que a Apple não anunciou no palco, mas estarão na versão final. Nos iPhones e iPads com Touch ID, a combinação para desbloquear o aparelho terá seis dígitos em vez de apenas quatro — no entanto, como você usará sua digital, provavelmente não notará muita diferença.

A nova versão também terá um assistente para facilitar a migração de recém-chegados do Android. Será possível transferir contatos, histórico de mensagens, fotos e vídeos, favoritos, contas de email, calendários, papeis de parede e músicas. Os aplicativos gratuitos do seu Android poderão ser baixados facilmente na App Store; os pagos entrarão na sua lista de desejos.

ios-9-android

Quando chega?

O iOS 9 estará disponível a partir desta segunda-feira (8) para os desenvolvedores. Uma versão pública de testes será lançada em julho, e a atualização chegará gratuitamente para todos os usuários até o final do ano. Ele será compatível com todos os dispositivos que rodam atualmente o iOS 8, inclusive o iPhone 4s, lançado em 2011.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

viriato
Android é uma pora, passa a vida a congelar. Abandonei smartphones androids porque é normal ver uma chamada e não poder atender
felipe
Mais do mesmo. Sempre copiando o Android. "Os Macfags pira"...
João Silverado
Como não inovou em nada??? Pergunta pra um Apple User pra ver! rs
Romulo Moura
Não, são cinco mesmo porque o iOS 9 vai ser lançado em setembro/outubro e só vai ser substituído por um futuro iOS10 em setembro/outubro de 2016. 2016-2011= 5 anos de atualizações.
Luis Carlos Rodrigues
Prefiro o Kit Kat ao Lollipop... e a Google também não me deixou voltar...
DiegoMuniz
Na verdade, são 4 anos.Mas isso deve ser por causa do iPhone 5C, que tirou o iPhone 5 da apple store(ja que ele deveria ser o aparelho mais antigo a receber o ios 9), e agora esse "dever" foi para o 4s.
Kawê A.
Mas o multitasking do iOS 4 não é o mesmo que o que a Apple apresentou agora no WWDC desse ano, que a Samsung e LG (por exemplo) já utilizavam em seus smartphones e tablets no Android, como o PIP por exemplo. Sobre o Modern UI: gera clones porque a ideia é boa e funciona. Nada mais que isso. A Apple poliu ela no iOS 9 e a MS está fazendo o mesmo também no W10.
Vinicius Vasques
"agora que a Apple finalmente descobriu o QUE É multitasking" rs. A verdade é que já havia multitasking desde o iOS 4 se não me engano, mas ela é tão ruim que deixa de ser produtiva. Quem diria que o Modern UI do Windows 8 ia gerar clones.
Henrique Ferreira Lima
O que me deixa um pouco encafifado é: o iPhone 5, que possui o mesmo hardware do 5C vai ter o mesmo tempo de suporte do mais novo ou vai parar um ano antes por ter sido lançado antes? Gostei das novidades do so, mas diferente do que aconteceu com o iOS até o 6, pra mim esse visual está cansando já. Não sei se por já ter acostumado com o Material Design, acho que já está na hora de alguma mudança visual no iOS (além da fonte)
Antônio Cesar Moraes
Parece que o campo de distorção da realidade só funcionava na época do Jobs, hahaha. Agora as atualizações só tem melhorias, mas nada de novo. Triste.
Antônio Cesar Moraes
Aliás, que nem conseguiram voltar porque a Apple bloqueou... HU3. Eu tenho aqui em casa um Moto X (2ª geração), um iPod touch (5ª geração) e um Lumia 520. O Android evoluiu, o Windows Phone se jogou na frente e o iOS ficou para trás (sem falar nos preços grotescos) Palavras de um cara que já se considerou fanboy da Apple.
jairo
Politica de atualização bem agressiva e....justa.
Chicken Little
Atualização do iOS = cópia do Android e WM Atualização do Android = cópia do iOS e WM Atualização do WM = cópia do Andoid e iOS O que é bom tende a ser incorporado nos concorrentes. Além de inovar para se destacar, o produto tem que conter o "básico" que a concorrência já tem..
Matheus S. Bueno
Só fanboy nos comentários!!! CARACAS!!! É certo que tudo que está posto ai como novidades do IOS 9 são, de fato, novidades para o IOS. O glorioso multitasking no ipad vai ser show de bola! Sensacional! Porém... só no air 2?? Mancada com o meu, e muitos, Air (1)... Difícil entender porque capar este recurso no Air sendo que, muito provavelmente, é uma das maiores novidades do IOS 9 para os tablets.
Kawê A.
Exatamente como pensei que o iOS 9 seria: poucas novidades (como foi o Android M). Mas sério, temos que glorificar de pé agora que a Apple finalmente descobriu o multitasking.
Exibir mais comentários