Avise seus amiguinhos: foi descoberta nesta semana uma botnet que usa o Skype para disseminar malware. Bem inconveniente, a praga tenta fazer várias chamadas em seguida para as vítimas, tentando direcioná-las para uma suposta mensagem de vídeo, que obviamente não existe.

Um usuário da PhishMe, empresa que detecta novos ataques de phishing, descobriu a botnet no início da semana. A página com a mensagem de vídeo solicita ao usuário que baixe um player de mídia proprietário para reproduzir o conteúdo. Aparentemente, analisando o código HTML da página, o golpista recebe uma comissão para cada download do “player” realizado com sucesso.

viewror

download-viewror

O tal player de mídia proprietário não passa de um instalador que coloca adwares no Windows e o Search Protect, um software invasivo que modifica a página inicial do navegador e gera uma série de complicações na hora da remoção. No final, ele instala um player muito bom, o Media Player Classic, que está disponível gratuitamente na internet (e não tem nada de proprietário; é um software de código aberto).

A botnet usa a infraestrutura da Amazon Web Services para hospedar as páginas maliciosas e criou uma série de contas com domínios diferentes para tentar burlar a segurança do Skype. Tanto a Amazon quanto a Microsoft já estão cientes do problema e trabalham para conter a praga.

Com informações: ZDNet.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio Dos Anjos
As vezes tenho vontade de espancar pessoas por isso! Eu baixo tudo que é porra da internet e não tenho problemas, quando aparece esses seres por 5 minutos conseguem mudar todo o caralho do pc, baixando essas merdas.... Quando abrem o email então. Ensino mais não serve de porra nenhuma, agora acho melhor barrar de usar meu pc, menos trabalhoso. Deveria ser ensino de escola identificar tipos de arquivos, tamanhos padrões desses arquivos, possíveis riscos e balbal. Aparece, veja o vídeo da anita dando o rabo.mkv (tamanho 500kb) e o animal clicka... Foda.
Igor Antero
Se ao menos o Skype do Windows Store fosse tão bom quanto a versão para Dekstop, ainda poderia arriscar... Mas o app é uma porcaria. Desculpa a forma como me expressei mas é a verdade!
Fantasma do Espaço

Cara, eu passei um tempo sem usar nenhum antivirus, e ficava aquele alerta vermelho na bandeirinha.
Então baixei o Win,,essencials...tirei recentemente e coloquei o PSAFE, deu uma limpada de masi de 10 gigas no pc, mas tive de tirar devido estar dando tela azul. Ai voltei a usar o Win..essecials.
Recomenda usar algum ou nenhum. Pq sendo 0800 é mesmo que nada?

Antony
Caso as regras de publicação de apps sejam as mesmas da Windows Phone Store, a piada infelizmente pode se tornar realidade. Existe uma série de apps, muitos deles entre os mais baixados, que são cópias, com o mesmo nome, de apps famosos em outras plataformas, e que não entregam a experiência esperada, além das propagandas e sabe-se lá mais o quê no pacote.
Sergio Fagundes
Cara eu canso de explicar para meus chefes que quando aparece uma mensagem "seu computador pode estar infectado" não é verdade... Mesmo assim tenho que constantemente formatar o computador deles porque eles acabam baixando e instalando "os antivírus"... Tem gente que não entende e não quer entender.
Sergio Fagundes
Apesar de Linux user também gostaria de saber porque seria mais rápida? Não consegui entender seu ponto de vista.
Anakin
Uma mina me add no skype com um nick bizarro lá, nem aceitei porque tinha muito "x" no nick kkkkkk
Keaton
Não é só o Skype que vem sendo usado para isso...
João Silverado
Pq seria mais rápida?
Guilhermo
Pragas universais.
tuneman
MSN Messenger feelings
jairo
Sim , a disseminação de pragas sera bem mais rápida.
Fábio Dos Anjos
Esses Downloads estão em todos os lugares! Pode ser até o melhor filme de sacanagem(kkkk), que eu cancelo e passo para outro site! Não baixo nem pelo caralho! Se todos fizessem isso, eles parariam de tentar empurrar essas bostas em nossos PC!
Cortana
Windows Store será a solução para essas pragas.