Ministério Público entra com recurso para acabar com validade de créditos de celulares pré-pagos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
Winity iria cobrir rodovias federais e localidades não atendidas por 4G. Foto: Lucas Braga

A polêmica questão do prazo de validade dos créditos de celulares pré-pagos, que está correndo na Justiça há dez anos, ganhou novo episódio nesta quarta-feira (3). O Ministério Público Federal (MPF) entrou com recurso especial contra as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo para reivindicar a validade ilimitada dos créditos e a reativação do serviço dos usuários que tiveram créditos expirados.

A Anatel, que autorizou a fixação da validade dos créditos pelas operadoras, também é réu na ação movida pelo MPF/RJ. As operadoras se defendem com a interpretação de que, ao estabelecerem uma validade ilimitada dos créditos pré-pagos, acabariam prestando um serviço gratuito, uma vez que os clientes continuariam recebendo chamadas mesmo sem fazer recargas.

Já o MPF diz que a alegação das operadoras não é válida porque, mesmo quando um cliente está recebendo chamadas, as ligações estão sendo pagas por quem telefonou. O serviço, portanto, não é gratuito.

Além disso, para o MPF, o limite de validade contraria o Código de Defesa do Consumidor. O procurador Celmo Fernandes, da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, diz ao jornal O Globo: “Ao legitimar o prazo de validade para o uso de créditos, a Anatel está restringindo direitos do consumidor que adquiriu os créditos e não os usou, possibilitando vantagem inegavelmente excessiva às operadoras e promovendo o desequilíbrio econômico nesse tipo de relação de consumo”.

Em agosto de 2013, a Justiça havia decidido de forma unânime a anulação da resolução 477 da Anatel, que permite a venda de créditos de celulares pré-pagos com prazo de validade. A decisão era válida para todo o território nacional. No entanto, em outubro daquele ano, a Anatel recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e conseguiu derrubar a liminar.

O recurso deverá ser admitido pela vice-presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª Região para então ser julgado pelo STJ. Não perca os próximos capítulos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados